Após dois dois recuos consecutivos, o endividamento das famílias de Vitória voltou a subir no mês de outubro. Porém, em comparação com o mesmo mês de 2017, resultados apontam que o endividamento ficou 9,7% abaixo. Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
A inadimplência das famílias de Vitória que vinha numa trajetória de queda por quatro meses seguidos obteve uma alta de 3,2 p.p. em outubro. A proporção daquelas que declararam ter pelo menos uma conta ou dívida em atraso de pagamento ficou em 44,9% do total de famílias de Vitória.
Considerando a inadimplência apenas entre os endividados, 65,2% afirmou que tem pelo menos uma atrasada. O percentual das famílias cuja expectativa é de que não tenham condições de pagar suas dívidas em atraso no próximo mês caiu para 10,8%.
Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, a expectativa é de que, as vendas do Natal e final de ano sejam melhores que no ano passado, após apresentar resultados negativos nos últimos três anos consecutivos. “Essa estimativa poderia ser melhor, mas o baixo dinamismo da atividade econômica em 2018 impossibilitou avanços no mercado de trabalho, que segue como o maior desafio na busca pela recomposição da renda familiar”, explica.
Cartão de Crédito
O cartão de crédito cresceu fortemente como o principal tipo de dívidas das famílias da capital, passando de 49,1% em agosto para 63,7% em setembro e em outubro chegou a 85,6%.
O crédito pessoal e os carnês que prevaleceram por um bom tempo como principal tipo de dívida tiveram sua participação bastante diminuída. Outra modalidade que chamou atenção pelo crescimento foi o cheque especial que passou de 29,2% para 47,3% de representatividade nas dívidas das famílias.
Porém, Sepulcri acredita que os consumidores devem aproveitar o 13º salário para renegociar suas dívidas e quitarem débitos e, assim, liberar o crédito para novas compras. “Outra questão que deve contribuir são as ofertas de vagas de trabalho temporário que são uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho”, comenta.
Nota Técnica
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em âmbito nacional e disponibilizada às federações para a elaboração das análises estaduais. A PEIC tem por objetivo dar resposta às questões sobre a investigação na área do endividamento das famílias. A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.