Nesta terça-feira (16), a Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, durante Reunião Pública, a revisão tarifária da Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM). As novas tarifas entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (22) e serão válidas para 106.891 unidades consumidoras localizas em 11 municípios do Espírito Santo.
Os municípios são: Alto Rio Novo, Pancas, Águia Branca, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Marilândia, São Roque do Canaã e Santa Teresa e além dos distritos de Santo Antônio de Canaã, São João de Petrópolis e Vinte e Cinco de Julho .
A revisão reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos. Na revisão, também são estabelecidos os limites de Duração de Interrupção Equivalente por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência de Interrupção Equivalente por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período 2017 a 2021.
O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).