Quem trabalha em casa ou acompanha aulas online já deve ter passado por dias em que a conexão ou estava instável ou nem estava disponível. Como reflexo deste panorama, o consumidores capixabas levaram, durante o período da pandemia, o Espírito Santo para o quinto lugar em n´úmero de reclamações da qualidade do serviço na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O levantamento foi feito pela empresa Selectra, especializada em comparativos de serviços de telecomunicações.
No estudo, o Estado fechou 2020 com um quantitativo de 13.562 queixas. De janeiro a abril deste ano, já foram 3736 reclamações sobre banda larga. O número, ainda que ligeiramente menor que o mesmo período do ano passado (quando foram registrados 4.788 queixas), manteve-se num patamar alto.
Para a analista da empresa, Taila Lugarini, a pandemia de covid-19 fez que muitos brasileiros passassem a trabalhar ou estudar de casa o que os deixou mais dependentes do serviço de internet.
“Os usuários começaram a ser mais exigentes quanto à qualidade do serviço e as operadoras tiveram que se adaptar à situação em que estamos vivendo. Por serem ferramentas para trabalho remoto, estudo à distância, encontros virtuais com amigos, a qualidade se tornou ainda mais requisitada e necessária”, sintetiza, lembrando que a banda larga fixa foi o segundo motivo de reclamações na Anatel, com 26,5% da natureza das queixas. Os comparativos entre os planos e performance das operadoras podem ser conferidos neste link.
Procon Estadual recomenda registro de denúncias
O diretor-presidente do Procon Estadual, Rogério Athayde, informou que o comprometimento dos serviços de internet por horas ou dias é um fato que deve ser apurado. “Estamos em época de pandemia e a utilização dos serviços de internet tornou-se uma ferramenta ainda mais importante para toda a sociedade”, disse.
Segundo o ranking da entidade, foram 116 atendimentos relacionados à baixa qualidade de internet fixa, entre janeiro e maio deste ano. No ano passado, no mesmo período foram 163. Em todo 2020, o Procon atendeu a 366 solicitações dessa natureza. O número pode ser bem maior se for considerado o atendimento nos setores municipais do Procon.
Rogério Athayde ressaltou ainda que quando os consumidores perceberem falhas na cobertura de serviços da sua operadora de banda larga é fundamental que registrem uma denúncia nos órgãos de proteção e defesa do consumidor e na Anatel, para adoção das medidas cabíveis.
“O registro das denúncias detalhadas do maior número de consumidores contribuirá ainda mais para a atuação do órgão nesta situação, seja para auxiliar os consumidores na solução do problema, seja na aplicação de penalidades. É importante apontar o dia e horário que percebeu a interrupção do serviço e o tempo que ficou sem acesso, além de informar os dados pessoais e da linha telefônica”, explicou o diretor-presidente.
Serviço:
Como proceder sobre reclamações em relação à qualidade da banda larga:
– O consumidor deve registrar sua reclamação na operadora do serviço. Lembrando sempre de solicitar o protocolo desse atendimento. É através desse registro que o consumidor poderá acompanhar o andamento de sua reclamação.
– Se a reclamação à operadora não foi atendida adequadamente ou não foi atendida dentro do prazo estipulado, é o momento para reclamar no Procon e também na Anatel, que é a agência reguladora.
– As reclamações podem ser formalizadas pelo app Procon-ES (Android), pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente na sede, que fica no centro de Vitória. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.
– Na Anatel, acesse o serviço “Fale Conosco” no site da agência: www.anatel.gov.br
– Ao registrar a reclamação na Anatel, o consumidor precisa ter em mãos o número de protocolo registrado na prestadora do serviço; o número do telefone com problema, se for o caso; o nome e o CPF do assinante.