A ES Gás, distribuidora de gás canalizado no Espírito Santo, vai fornecer gás natural para a nova fábrica da Perfilados Rio Doce (PRD). A expectativa é de que, até 2028, a nova unidade consuma mais de 1.8 milhão de m³ do combustível ao ano.
A nova fábrica, instalada na Serra, na região do Contorno, utilizará o produto fornecido no processo de galvanização. O processo consiste na aplicação de uma camada de zinco no aço ou ferro, para evitar a corrosão do material.
LEIA TAMBÉM:
Entenda a guerra de tarifas de Trump e consequências para Brasil
Fenabrave aponta aumento de 4,2% nas vendas de veículos em 12 meses
Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção
A nova fábrica da PRD tem 65 mil m² de área construída. Além disso, conta com um investimento de aproximadamente 480 milhões de reais.
O empreendimento terá capacidade produtiva de 300 mil toneladas por ano. A planta vai fabricar tubos de grandes diâmetros, perfis especiais, desbobinamento de chapas de alta resistência e diversos elementos usados na construção civil.
De acordo com o presidente da PRD, Ronaldo Campo, a escolha do gás na unidade será um fator importante para o processo de galvanização a fogo. Principalmente por permitir maior controle de aquecimento e maior rendimento de calor que outros sistemas.
Segundo a ES Gás, o gás natural oferece algumas vantagens, como: menor emissão de gases de efeito estufa e particulados quando comparado com outros combustíveis fósseis.
Da mesma forma, o produto é importante na transição energética, pois, combustíveis como o biometano podem ser inseridos na produção de energia.
O gás natural oferece vantagens importantes para a indústria capixaba, como seu bom rendimento energético, baixo custo de manutenção e facilidade de manuseio e operação. A parceria com a Perfilados Rio Doce é mais um marco na expansão da rede de distribuição da ES Gás, focada em potencializar o desenvolvimento e a descarbonização do Espírito Santo. Bruno Gil, gerente de marketing e vendas da ES Gás.