
O Espírito Santo receberá 129 obras e equipamentos por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Os recursos serão para investimentos nas áreas de saúde, ciência e tecnologia, educação e infraestrutura social e inclusiva.
O anúncio dos resultados de seleção de projetos ocorreu nesta quinta-feira (7), no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou a presença do governador Renato Casagrande (PSB).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os municípios capixabas receberão 83 obras e equipamentos em educação o que inclui duas escolas em tempo integral, que foram solicitadas pelo governo do Espírito Santo em Laranja da Terra e Vila Velha. Já na área da saúde, serão 37 obras.
Na área de infraestrutura social e inclusiva, serão nove obras, que incluem seis Centros Educacionais Unificados (CEUs), em Cariacica, Fundão, Linhares, Serra, Viana e Vila Velha.
De acordo com Casagrande, os investimentos devem ajudar a criar novos empregos no Espírito Santo, além de impulsionar a economia local.
“Todas essas obras e equipamentos contribuem para melhorar a qualidade de vida dos capixabas, atraindo mais investimentos, gerando empregos e impulsionando o crescimento da economia local”, disse.
O novo PAC foi lançado em 27 de setembro de 2023 e os estados e municípios apresentaram propostas em todas as modalidades. No total, foram selecionados 6.778 projetos. No Espírito Santo, 62 municípios foram contemplados.
Os investimentos anunciados foram de R$ 65,2 bilhões para seleções de obras e empreendimentos com participação dos Estados e municípios.
O programa compreende ao todo cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.
Na educação, serão construídas 36 creches e escolas de educação infantil, 20 escolas em tempo integral e adquiridos 27 ônibus escolares.
Na saúde, serão 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS), seis Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOM).
No eixo infraestrutura social inclusiva, além dos seis CEUs da Cultura, serão construídos três espaços esportivos comunitários.
Leia Também: ES vai receber R$ 1 bilhão em acordo de antecipação de royalties do petróleo