Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Ignez Massad Cola estão participando de uma iniciativa do Sicoob Sul-Litorâneo, a “Arte de Somar”. O objetivo do projeto, que também está sendo realizado em Piúma, é promover a educação financeira através de atividades diferenciadas, como oficinas, teatros e apresentações. A primeira etapa foi no dia 17 de abril, e contemplou cerca de 170 alunos.
De acordo com Fábio Antônio Novaes, presidente do Sicoob Sul-Litorâneo, o programa, que já foi realizado em Alfredo Chaves e Iconha, chegou em Guarapari com um objetivo social. “Assim como em outros projetos, que a cooperativa vem apoiando cada vez mais, nós achamos importante essa questão social, principalmente este quando fala da educação financeira, que é nossa área”, declarou.
Fábio contou que a recepção dos alunos diante dos projetos realizados é positiva. “A gente sente o entusiasmo dessas crianças, até porque são etapas desenvolvidas por teatro, por professores ensinando sobre finanças, fazendo demonstrativos. Foi assim na primeira turma e a gente acredita que vai ser assim nas próximas também”, pontuou.
Além, de produzir um ensino sobre a vida financeira sustentável, Fábio explicou que a iniciativa tem um caráter multiplicador. “A gente percebe a importância de ensinar essas crianças, porque elas acabam levando tudo o que foi aprendido para os seus familiares”, destacou. De acordo com o presidente, a cooperativa criou um fundo para iniciativas sociais. “É claro que ele tem suas limitações, mas já é um recurso que a gente tem para apoiar nesse sentido”, esclareceu.
Na primeira etapa, foi realizado o lançamento do projeto e do curso on-line, oferecido pelo Banco Central. Na segunda parte, que será realizada no dia 15 e 16 de maio será oferecida uma oficina de teatro de bonecos para 36 estudantes selecionados. Em seguida, no mês de junho, será feita uma apresentação teatral.
Texto: Sara de Oliveira