Muitas famílias desenvolveram hábitos financeiros para economizar e preservar o orçamento durante a pandemia de coronavírus. Mesmo com a retomada gradual das atividades no país, especialistas dizem que é importante manter o controle de gastos e é necessário analisar a vida financeira antes e depois da quarentena.
Para Teresa Tayra, que é educadora financeira, sugere se adaptar à nova realidade, saber o custo de vida e fazer um controle dos gastos. Fábio Gallo, professor de finanças da FGV (Fundação Getúlio Vargas), diz que o controle orçamentário deveria ser uma prática comum entre as pessoas.
Mesmo com a reabertura do comércio, deve abrir os olhos para não ter gastos desnecessários. Teresa orienta, a não deixar que momentos de alegria sejam motivo de descontrole com seu cartão de crédito.
Veja alguma dicas:
Planejamento de compras
Planeje suas compras com antecedência para reduzir as idas aos supermercados e reduzir as chances de contágio do novo coronavírus.
Essa é uma prática que deveria ser mantida pelos consumidores, segundo Teresa.
Fazer uma lista com todos os itens que faltam em casa antes de ir ao supermercado diminui a chance de incluir itens desnecessários, além de possibilitar que você faça uma estimar prévia dos gastos.
Fim do consumo por impulso
Com as lojas fechadas, muitas pessoas conseguiram perceber que conseguem controlar os desejos imediatistas e que dá para evitar comprar por impulso.
Mais opções de lazer alternativo
Com parques e shoppings fechados, além da proibição de frequentar praias, as pessoas tiveram de usar a criatividade para relaxar e entreter toda a família.
Teresa comenta, que muitas pessoas foram criativas com seu entretenimento. Criaram sessão pipoca, produziram jantares diferenciados para distrair a família e ficar em casa. Ações desse tipo ajudam a economizar nos gastos mensais da casa.
Controle de gastos mais rígido
Definir quanto o orçamento comporta antes de ir às compras é um hábito que deve ser manter presente na vida do brasileiro.
Teresa sugere que se faça sempre as perguntas: “Preciso disso mesmo? É imprescindível comprar nesse momento? Posso pagar?”
Controlar, economizar e planejar
O novo hábito que foi adquirido pelo brasileiro de controlar os gastos precisa ser mantido e aprimorado.
“Manter o hábito de controlar todos os gastos, traçar metas claros para o futuro da família e sua vida financeira é importante para atingir todos os seus objetivos”, disse o professor.
*Com informações do
Portal R7