Economia

Especialistas ensinam estratégias para bombar vendas no Natal no ES

Apostar em campanhas com ideias criativas e nutrir relacionamento duradouro com os clientes podem fazer a diferença no resultado final nos negócios

Foto: Freepik

O Natal é considerado pela maioria dos empreendedores a data mais importante de vendas do país, sendo uma excelente oportunidade de impulsionar os negócios, conquistar novos clientes, além de fidelizar os já existentes. Para bombar as vendas nesta época do ano, especialistas recomendam a adoção de estratégias.

De acordo com levantamento da Cielo, as vendas no Natal de 2022 apresentaram aumento de 10,5% em relação a 2021. Dessa forma, é fundamental que os empreendedores preparem estratégias, a fim de obter aproveitamento máximo dessa ocasião tão favorável ao comércio.

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O consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Espírito Santo (Sebrae/ES) Anderson Andrade destaca que o Natal é a melhor oportunidade comercial no Brasil para aumentar as vendas. 

Ele explica que, para aproveitar a ocasião, é preciso investir em campanhas diferentes dos anos anteriores. “O cliente não quer ver aquele mesmo enfeite repetido, e sim a dedicação do dono da empresa em oferecer algo novo”.

Segundo o especialista, postar um simples “Feliz Natal” perdeu a eficiência. 

“O que chama a atenção são estratégias de campanhas, ou seja, dialogar diretamente com o cliente por meio de diversas ferramentas, como postagens no story e no feed do Instagram”, recomenda. 

Andrade reforça ainda que é essencial que os empreendedores dediquem um tempo para desenvolver ideias criativas, buscar informações e entender o que o cliente procura e precisa.

Estratégias customizadas

Márcia Clemente é proprietária de uma loja de roupas femininas e valoriza a importância de compreender a demanda do consumidor. No estabelecimento dela, o “Márcia Moda Atual”, as estratégias são adaptadas considerando o perfil do cliente e a época do ano. 

“Por exemplo, agora a procura é por roupa de festa ou por peças que sirvam para ir a um evento e aproveitar depois”, relata.

Outra empresária que dá atenção especial às táticas de venda durante o Natal é Gislaine Prates, proprietária da loja de sapatos “Mais Diva”. A empreendedora procura atrair o cliente destacando os produtos com as cores mais utilizadas no período. Somado a isso, Gislaine oferece um sorteio especial e entrega em domicílio. 

“Nessa correria do final de ano, oferecemos o nosso carro-chefe: se você não pode ir à Mais Diva, a Mais Diva vai até você”.

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O analista do Sebrae/ES Bernardo Buteri reforça que o Natal é também uma oportunidade para construir relacionamentos duradouros com os clientes. 

“Ao focar na satisfação do consumidor, é possível criar uma experiência única, que não só impulsiona as vendas durante a data, mas também fortalece a presença da marca ao longo de todo o ano”. 

O especialista também salienta que o Calendário do Empreendedor do Sebrae é uma rica fonte de informações que podem ajudar no desenvolvimento de estratégias de vendas criativas e eficientes. Buteri indica ainda a plataforma “Fale com Especialista”. 

“Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre como aproveitar o Natal para impulsionar as vendas, ou que buscam uma experiência mais personalizada, indico essa plataforma por meio da qual é possível falar, gratuitamente durante uma hora, com um consultor sobre diversos temas”.