Economia

Espírito Santo é o estado que mais faz investimentos do Brasil

O Estado também se destaca pela maior poupança corrente e pelo menor percentual de comprometimento das despesas com pessoal

Palácio Anchieta
Foto: Thiago Soares.

O Espírito Santo é o estado brasileiro que mais realiza investimentos e com a maior poupança corrente. Além disso, também se destaca por ter o menor percentual de comprometimento da sua receita com despesas com pessoal.

Os dados fazem parte do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) referentes ao ano de 2024, publicados recentemente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Leia mais:

BB e Sicoob “unem” redes para aceitação do Pix por aproximação

Yooga adquire startup carioca e aposta no WhatsApp como principal canal de vendas

Vai investir? Conheça 5 simuladores gratuitos na internet

O relatório mostra que o Espírito Santo alcançou o percentual de 27,3% de despesas correntes e de amortização em relação à receita corrente líquida.

A poupança corrente é o indicador para realizar investimentos com recursos próprios e equivale ao valor das receitas correntes menos as despesas correntes empenhadas.

Investimentos: destaques do ES

Em investimentos, o Estado teve um percentual de 20% sobre as receitas totais. Ou seja, 20% das despesas empenhadas pelo governo federal no ano passado foram investidas em infraestrutura, saúde, esporte, segurança pública, entre outras áreas.

Do mesmo modo, o Espírito Santo é o 2º com menor endividamento do Brasil (– 10%). Essa relação leva em conta a Dívida Consolidada Líquida e a Receita Corrente Líquida.

Despesas de pessoal

Além disso, o Estado com menor comprometimento de despesas de pessoal também é o capixaba, com 41% dos gastos em relação à receita total. Assim, o Estado garante que uma parcela dos recursos possa ser investida, sem sobrecarregar a folha de pagamento.

“O relatório também aponta que a Receita Corrente realizada em 2024 foi 17% superior à do exercício de 2023. Tivemos no Espírito Santo um dos maiores aumentos em relação aos demais estados, o que demonstra o crescimento constante e sustentável do Estado. Esse incremento na receita é fundamental para garantir que o Estado continue aplicando recursos na melhoria da infraestrutura e em outras áreas prioritárias para que os capixabas tenham cada vez mais qualidade de vida”, ressaltou o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, observa que os dados comprovam que o Governo estadual tem conseguido reservar uma parcela da sua receita para a realização de investimentos.

O relatório da STN coloca o Espírito Santo, mais uma vez, em destaque nacional nas áreas de planejamento e gestão fiscal. Temos o menor comprometimento do orçamento com despesas correntes, ao passo que os investimentos públicos capixabas só crescem, chegando a cerca de R$ 4,2 bilhões em 2024. O percentual de 20% da Receita Total destinados a investimentos é o maior do País, ou seja, somos o Estado que mais investe, proporcionalmente, no seu povo.

O consultor e subsecretário do Tesouro Estadual, Daniel Corrêa, enfatizou que a responsabilidade fiscal, a transparência e a qualidade no gasto de dinheiro público são pilares já consolidados na gestão.

O Tesouro Estadual se orgulha de contribuir para que o Espírito Santo continue sendo exemplo para o País. Não é por acaso que somos Nota A+ no Tesouro Nacional, o mais alto nível de excelência na gestão fiscal. Esse resultado é fruto de muito trabalho e do compromisso de construir um futuro mais próspero e justo para todos os capixabas.