Economia

Espírito Santo é o quarto estado do país em geração de empregos em abril

O resultado representou a contratação de 4.832 novos empregados com carteira assinada. Entre os segmentos que mais contrataram estão o agropecuário, atividades de serviço e comércio

O Espírito Santo registrou o 4° lugar no ranking de geração de empregos do país em abril de 2014 Foto: Divulgação

O Espírito Santo registrou o 4° lugar no ranking de geração de empregos do país em abril de 2014. Quando comparado às demais Unidades da Federação (UF’s), o Estado obteve crescimento de 0,61% e crescimento em relação ao mês  de março. O desempenho do mercado de trabalho capixaba no mês também ficou acima da situação brasileira, que teve média de 0,26%.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado representou a contratação de 4.832novos empregados com carteira assinada.

Entre os segmentos que mais contrataram, destacam-se o Agropecuário com 3.737 novos postos em abril de 2014, além das atividades de Serviços (+1.334), Comércio (+765), Extrativa Mineral (+146), Administração Pública (+52) e Serviço Industrial de Utilidade Pública (+49). Em contrapartida, registraram saldo negativo (diferença entre contratações e desligamentos), os setores de Construção Civil (-836) e Indústria de Transformação (-415).

Municípios

Entre os municípios avaliados pela pesquisa (aqueles com mais de 30.000 mil habitantes), Linhares registrou o maior saldo na geração de empregos em abril (+824), seguido por Cariacica (+418) e Vitória (+337).

Quase 10% da população do ES é considera pobre

Quase 10% da população (380 mil pessoas) do Espírito Santo é composta por pobres. Isso é o que revela o estudo “O Brasil e Mundo em Dados Comparativos”, realizado pelo deputado federal Júlio César (PSD/PI), e divulgado no final do mês passado, pela Câmara dos Deputados.

Segundo o levantamento, o estado que lidera o ranking de pobreza é o Maranhão, com quase 40% da população. Na comparação nacional, o Espírito Santo aparece em 20º lugar entre os estados com maior população pobre. Já Santa Catarina é o estado com menor população considera pobre. Apenas 3,65% encaixam-se nesse perfil. Clique aqui, e saiba mais.