A terra do café e da moqueca pode muito em breve passar a ser conhecida também como a terra do gin, destilado feito à base de cereais com 37,5% a 50% de teor alcóolico, que atualmente é produzido no tradicional bairro de Jucutuquara, na capital Vitória. Isso porque a primeira destilaria urbana brasileira, a DryCat, funciona ali produzindo bebidas que acabaram de ser premiadas internacionalmente.
A PRIMEIRA DESTILARIA URBANA BRASILEIRA, A DRYCAT
Uma delas é o Nut Gin, bebida com sete botânicos e toques amadeirados oriundos de barril de castanha e cumaru, que ganhou o único ouro em gin do Brasil e a maior pontuação da América Latina na premiação mais importante do setor, o London Spirits, edição 2020. No mesmo evento ainda, outras duas criações da capixaba DryCat, a London Dry Gin e o Gin Seco, ganharam prata e bronze, respectivamente. Em 2019, o London Dry Gin já havia recebido o bronze em sua primeira participação em outra competição, o USA Spirits Rating 2019.
A indústria, inaugurada em 2017, é fruto da ação empreendedora de dois amigos, o designer Luiz Flávio Zanon Breda e o fotógrafo Ari Oliveira, que lá no início do negócio nada sabiam sobre a fabricação da aguardente aromática. “Por curiosidade, fui parar na Europa para buscar informações e, retornando, instalamos o alambique em um terraço para começarmos a entender o funcionamento daquele estranho equipamento para criar os nossos gins”, conta Luiz Flávio.
Após noites mal dormidas à beira do fogo, braços queimados e testes malsucedidos, nasceu o Gin Seco, primeira criação da DryCat. “Munidos de garrafas e ‘caras de pau’, fomos para rua buscar avaliação de profissionais. As respostas foram surpreendentemente boas!”, revela Luiz Flávio.
Daí em diante, os empreendedores montaram a primeira sede e viram a demanda crescer, obrigando-os a investir em um espaço maior, de 250 metros quadrados, onde hoje funciona a DryCat, com uma produção diária de 600 litros. Neste ano, apesar de todo o cenário da pandemia, a destilaria ainda ganhou um sócio-investidor, o Gilberto Lopes, que por mais de 30 anos esteve à frente da maior rede de hortifrutigranjeiros do país. O foco agora é impulsionar a expansão nacional.
TRÊS ESTILOS DE GIN
A DryCat atualmente produz três estilos de gin utilizando ingredientes tradicionais e outros inusitados dos quatro cantos do planeta em proporções minuciosamente trabalhadas. Em breve, mais uma opção será lançada, voltada especialmente para o gosto feminino. Conheça-os:
GIN SECO
Ousada e complexa experiência sensorial entre aromas e sabores, é um gin com personalidade marcada pela infusão de ingredientes tropicais, mediterrâneos e asiáticos, graduação alcoólica de 42% e 11 botânicos, entre eles marcantes cítricos e a presença sutil da aroeira.
LONDON DRY
Criado a partir dos consagrados gins londrinos, reúne ingredientes tradicionais com aromas e sabores marcantes que o tornam a base para diversas criações de coquetéis. Com graduação alcoólica de 46% e seis botânicos, além da presença de zimbro tanto no nariz como na boca, é feito por destilação tradicional sem infusão, o que produz um gin neutro e clássico com sensação de cítricos e ervas.
NUT GIN
Um passeio por provocantes sensações que só a Castanha do Brasil e o Cumaru proporcionam. Com graduação alcoólica de 40% e sete botânicos, possui notas florais e amadeiradas que compõem uma proposta única para um dos destilados mais tradicionais do mundo.
RÓTULOS DE ARTISTAS CAPIXABAS
Além das formulações desenvolvidas em solo capixaba, os rótulos dos gins DryCat também contam com o talento de artistas locais. São gatos ilustrados em aquarela, rabiscos, tatoo e grafite, que buscam revelar a personalidade do público-alvo da bebida em questão. Um deles, inclusive, o do London Dry, feito por Zotta Coelho, foi reconhecido como o mais bonito rótulo de bebida alcóolica do 6º Prêmio Abiea 2019.
SAIBA MAIS SOBRE A DRYCAT
www.drycatgin.com
Avenida Paulino Muller, 1.041, Jucutuquara, CEP 29040-715, Vitória, ES.
(27) 99205-5291
[email protected]