O Espírito Santo registrou uma alta de 4,9% no volume de atividades turísticas durante o primeiro trimestre de 2023, em comparação com o ano passado.
Com um investimento cada vez mais alinhado entre setores públicos e privados, a tendência é que a área cresça entre capixabas.
Os dados foram divulgados pela Federação de Comércio do Estado (Fecomércio-ES), baseados no Índice de Atividades Turísticas (Iatur).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo o presidente da Federação, Idalberto Moro, tal crescimento ressalta a força econômica da área de turismo, capaz de movimentar outros setores como comércio e serviço.
“Comemoramos o resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 cientes de que temos muito mais a fazer para potencializar ainda mais o turismo capixaba”, destacou ele.
Ano de desafios e pequenas vitórias
Ainda de acordo com as estatísticas divulgadas pela Fecomércio-ES, ao contrário do balanço trimestral, o comparativo mensal das atividades turísticas capixabas mostrou um recuo de 2,1% em março, em relação a fevereiro deste ano.
Para a organização, os dados podem ser justificados pelos diversos desafios enfrentados em 2023. Por outro lado, a alta do dólar e orçamentos mais apertados também são oportunidades para turismo local e viagens mais curtas.