Conheça os jurados da 2ª temporada do Espírito Startups

Thamiris Guidoni

Com muita inovação, o primeiro reality show de negócios do Espírito Santo estreia no próximo dia 9, sábado, na TV Vitória/ RecordTV. Como prêmio, a startup vencedora vai ganhar R$ 500 mil.

>> Espírito Startups: saiba quais são as startups que vão concorrer ao prêmio de R$ 500 mil <<

Das startups participantes do programa, apenas uma levará a melhor. Para escolher a empresa mais promissora e preparada, um time de jurados de peso chega com tudo! Para a 2ª temporada, a bancada terá cadeiras rotativas e receberá no total nove jurados ao longo dos quatro episódios.

CONHEÇA OS JURADOS:

Francisco Carvalho – Conhecido como um dos pais da inovação no Espírito Santo, Francisco fundou a Timenow, uma das maiores empresas de engenharia consultiva do Brasil. Atualmente ele atua como presidente do Base27, um dos principais hubs de inovação do Espírito Santo e tem no portfólio de investimentos, startups com foco na indústria e em impacto social.

Rogério Salume – Fundada por Rogério Salume, a Wine contribuiu para posicionar o Espírito Santo no cenário nacional de empreendedorismo e inovação. Hoje, além de conselheiro da empresa, Salume também ocupa o cargo de presidente do Conselho da ISH Tecnologia e é investidor e conselheiro de várias outras iniciativas. Jurado da primeira temporada de Espírito Startups, Rogério está mais uma vez na bancada para dar o aval.

Rodrigo Miranda – Logo após se formar na Ufes, Rodrigo já estava trabalhando na própria startup: o delivery de bebidas Zaitt. Logo ele criou o primeiro mercado 100% autônomo da América Latina. Miranda também fundou a Shipp (delivery), que foi vendida para a B2W e tornou-se Americanas Delivery. Eleito um dos jovens mais influentes do país pela Forbes 30, ele será jurado do Espírito Startups.

Marcel Malczewski– O paranaense criou um forte vínculo com o Espírito Santo em 2022 quando a empresa, TM3 Capital foi selecionada para gerir o Fundo de Investimento em Participações vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo, que inicialmente vai aportar R$ 250 milhões em startups. No passado, Marcel fundou a Bematech, uma gigante da automação comercial.

Cátia Horsts – Fundadora da Rhopen, consultoria especializada em recursos humanos, Cátia também criou a startup UseRH e investe em diversas outras. Mais recentemente, tornou-se diretora-presidente do Hub de Gente, hub de inovação do mesmo setor.

Antonio Toledo – Toledo lidera uma empresa capixaba que é referência em inovação no Brasil, a Timenow. Em 2018, ele passou a apostar em inovação como um processo que permeia toda a empresa e investiu em diversas iniciativas. Desde então já foram cinco startups, oito novos produtos desenvolvidos e um spin-off (nova empresa) criados. Ele também participou da primeira temporada e está de volta ao Espírito Startups.

Alecsandro Casassi – Ele é superintendente operacional do Sicoob ES, que apoia várias iniciativas de inovação. Nos últimos anos, a instituição financeira acelerou e apoiou o crescimento de diversas startups, dentre elas a vencedora da primeira temporada do Espírito Startups, a Conta Café.

José Luis Galveas – Um dos empresários mais tradicionais do mercado imobiliário do Espírito Santo, Galveas é fundador da Galwan, construtora que já construiu mais de 1,4 milhão de metros quadrados de imóveis.

Mateus Ferreira Bastos Nos últimos anos, a ArcelorMittal lançou Programa iNO.VC, com foco na aceleração da transformação digital. Quem vai representar a siderúrgica na bancada de jurados será o gerente de transformação digital da companhia, Mateus Ferreira Bastos.

Dinâmica do programa

Espírito Startups chega à TV Vitória/RecordTV e será exibido em quatro episódios a partir deste sábado (9), às 14 horas. Durante o programa, que vai apoiar e investir em quem está inovando na prática, haverá muita competição e o olhar atento além do que já é visto pela maioria. A dinâmica será similar à da primeira temporada.

A cada episódio, três startups capixabas vão apresentar seus modelos de negócio por meio de falas rápidas, as chamadas pitches. As empresas vão passar por mentorias com executivos de empresas selecionadas e em seguida, os jurados vão avaliar qual delas apresentou o melhor modelo de negócio e tem o maior potencial de crescimento. A que for consenso, seguirá para a final, no quarto episódio.

Na grande final, as finalistas vão passar por mais duas mentorias e fazer um pitch final. Em seguida, os jurados vão escolher a vencedora, que vai levar o prêmio de R$ 500 mil, para impulsionar seu crescimento e visibilidade.

O valor será dividido da seguinte forma: a Apex Partners vai realizar um aporte financeiro de R$ 300 mil e a Rede Vitória de Comunicação vai assinar um contrato de R$ 200 mil em mídia.