Empresas capixabas recebem mentoria do Bandes para alavancar os negócios
Thamiris Guidoni
No Espírito Santo, grandes empresas estão descobrindo e investindo no potencial da nova geração de negócios, as chamadas startups, com foco na inovação tecnológica. Mas por que uma empresa sólida no mercado decide investir em outra que está apenas começando? Oferecer infraestrutura e anos de conhecimento e relacionamento, em troca de uma simples ideia? É que uma ideia inovadora pode abrir o caminho para o futuro e trazer benefícios para todo mundo.
E o setor público também investe nas startups no Espírito Santo. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem oferta de R$ 60 milhões em crédito específicos para negócios inovadores, e outros R$ 250 milhões do fundo soberano do Governo do Estado que também podem ser acessados pelas startups.
“O Bandes está se consolidado como um dos principais atores dentro do ecossistema de inovação neste ano. Sendo um dos pioneiros no Estado em ofertar oportunidade de acesso a recursos equity, ou participação acionária, para companhias de base tecnológica e as startups. Além de atuar ainda como facilitador de negócios nesse ambiente com o crédito, o banco ainda dispõe de uma carteira de fundos de investimento em participações (FIPs), que foi incrementada recentemente com o FIP do Fundo Soberano, o maior do País nesse segmento, e essa estratégia anda lado a lado com iniciativas como o Espírito Startup, um projeto tão inovador para o ambiente de investimentos do nosso Estado”, ressaltou Munir Abud de Oliveira, diretor-presidente do Bandes.
Em 2021, mais de 2 milhões e 100 mil novos pequenos negócios foram criados no país. No momento em que o estado começa a se destacar na criação de empresas com base tecnológica, o reality Espírito Startups surge como uma ferramenta importante de divulgação e incentivo a nova geração de empreendedores.
“O programa tem uma concepção muito inovadora, é um entretenimento de qualidade para o público geral e um meio de informação para o público específico. A mentoria foi uma oportunidade de contribuir com as empresas, a partir das nossas experiências, para identificar ensejos financeiros e a alavancagem do negócio”, disse Lorena Gladys, coordenadora de inovação e do hub Epicentro.
Para o consultor técnico do Bandes, Matheus Taveira Reis, uma boa ideia ou um bom produto/serviço apenas não basta. Para conseguir alavancar esse negócio e buscar quem compre essa ideia é necessário ter projetos muito bem escritos, finanças detalhadas e organizadas, estratégias de alavancagem claras e projeções factíveis e bem fundamentadas.
“A mentoria para as startups foi uma etapa muito importante do programa. Conseguimos esclarecer diversas dúvidas sobre acesso a crédito e fundos de investimento em participações (FIP). Por se tratar muitas vezes de empresas ainda em fase de prototipagem ou nascentes, o acesso a crédito acaba se tornando um grande gargalo a ser resolvido pelos empreendedores”.
De acordo com Taveira, é preciso que as empresas pensem sempre em novas estratégias e também clareza na hora de pensar em inovar.
“Ter clareza do grau de maturidade de sua empresa, do que se busca ou espera de resultado com os recursos pleiteados é de extrema relevância, uma vez que, há diferentes estratégias e recursos para se capitalizar, tais como: recursos de subvenção, créditos específicos para financiar desde a pesquisa básica até a preparação do produto final para o mercado, bem como o acesso a fundos de investimento.”
O Bandes está presente no 1º reality de negócios do estado, o Espírito Startups, e a BeHappier, DestineJá e GoHome tiveram a oportunidade de uma mentoria no 2º episódio do programa.
Reveja:
A final do Espírito Startups acontece no próximo sábado (27), na TV Vitória/RecordTV, a partir das 14 horas, logo após o Balanço Geral.
Leia também:
Conta Café é a última empresa capixaba finalista do Espírito Startups. Reveja o programa
BeHappier vence 2º episódio do Espírito Startups. Reveja o programa
Startups recebem mentoria da Timenow sobre como investir e ter sucesso no mercado
DiamondBigger vence o 1º episódio do reality Espírito Startups. Reveja o programa
Antonio Luiz Toledo: “O Espírito Startups vai incentivar demais o empreendedorismo no ES”
Rogério Salume: “Como empreendedor tomei vários nãos, mas o ‘não’ muitas vezes nos fortalece”
Simone Chieppe: “No empreendedorismo, dar errado também faz parte!”
Marcus Buaiz: “O Espírito Santo tem toda possibilidade de ser conhecido como o estado da inovação”
Reality Espírito Startups terá cenário que vai estimular criatividade dos competidores