Espírito Startups: com prêmio de R$ 400 mil, 1º reality de negócios do ES estreia neste domingo

Thamiris Guidoni

1º reality de negócios do Espírito Santo estreia neste domingo (8) | Foto: Vitor Carvalho

Com inovação e muita criatividade, estreia neste domingo (7), na TV Vitória/ RecordTV, o primeiro reality show de negócios do Espírito Santo. A startup vencedora receberá um investimento de até R$ 300 mil para dar aquele UP no empreendimento e R$ 100 mil em mídia.

Conheça as empresas capixabas que vão concorrer ao prêmio de R$ 400 mil no Espírito Startups

Espírito Startups chega à TV dos capixabas com o objetivo de além inspirar, apoiar e investir na diversificação da matriz econômica do estado. E aqueles que pensam além do óbvio vão se dar bem!

Para impulsionar esse objetivo, foram construídas uma identidade visual e linguagem criativa capazes de elevar o formato que, por si só, já é atrativo e chama atenção de quem está do outro lado da tela.

E se é para ser um verdadeiro sucesso, que seja desde a criação da campanha e comunicação visual do reality.

“No conceito principal do Espírito Startups, “Start no desafio: a inovação começa agora.”, temos várias camadas que auxiliam a apresentar o reality show e instigar a participação e o interesse do público”, conta Bruno Weigert, CEO da Fire Comunicação, responsável por deixar o projeto ainda mais incrível.

Durante o programa, que vai apoiar e investir em quem está inovando na prática, muita competição e o enxergar além do que já é visto pela maioria.

“Em ‘Start no desafio’, damos foco para a competição, o que gera curiosidade. Além disso, o “start” é o início, o pontapé – e é exatamente o que o programa representa: a chance de olhar para o novo, em busca de soluções diferentes”.

Para Weigert, um projeto ‘ganha vida’ quando ideias são exploradas, analisadas e colocadas em prática para chamar atenção do público.

“Para a campanha, colocamos ‘a inovação começa agora’, contextualizamos o assunto e reforçamos a busca do reality: uma empresa capaz de melhorar a nossa relação com algum serviço ou produto. Por fim, com o “começa agora”, damos um senso de urgência em uma chamada atrativa, sempre no presente”.

Significado da ampulheta

Muitos amam saber os significados de determinado ícone, objeto, frase… Enfim, daquilo que faz com que seja voltada a atenção para o que está sendo visto naquele momento. E com o símbolo-chave do Espírito Startups não foi diferente ao se pensar em cada detalhe.

Para Ricardo Frizera, que está no comando da apresentação do programa, a identidade visual conta muito e o símbolo da ampulheta tem um significado moderno e atrativo.

“Essa identidade visual representa esse mundo incerto, volátil e ambíguo que vivemos, que é o mundo da startups, da inovação e da tecnologia, em que tudo muda o tempo todo. E a ampulheta mostra essa questão do tempo, do dinamismo e da inovação. Você precisa estar antenado e ser muito rápido. Como a gente diz o mercado: pivotar, que é conseguir mudar de caminho muito rápido porque os negócios mudam muito. E o símbolo da ampulheta mostra esse dinamismo da inovação.”

A ampulheta também se parece com um X, que no reality show representa a disputa entre as startups. Fora isso, há a presença de setas no logotipo, que apontam as direções, simbolizando o papel dos jurados.

“No visual, o símbolo escolhido foi o da ampulheta, que possui múltiplos significados. O ícone dialoga com a noção de futuro e é um lembrete para aproveitar bem cada oportunidade, afinal, o tempo passa rápido. Isso diz muito sobre a experiência de participar do Espírito Startups, que exige inteligência, proatividade e timing certo”, ressalta Weigert.

“O projeto aborda a inovação de uma forma acessível e se relaciona com todos os pilares do Espírito Startups…”

Bruno Weigert, CEO da Fire Comunicação

Para a identidade visual do reality, cada detalhe foi pensado estrategicamente.

“Nas cores, temos o verde e o azul bem vibrantes para motivar o clima do programa: alegre, pulsante, vivo, moderno. A combinação garante um ar tecnológico e, com bastante luminosidade, a marca ganha destaque nas vinhetas e demais peças de divulgação”.

Com objetivo de ouvir, além de apoiar e investir nos que realmente estão inovando e dando aquele passo à frente, o reality vai reunir apresentações de startups capixabas com feedbacks de jurados e empresários experientes no mercado.

Para dar o aval, um time de peso e com muita credibilidade fará parte do programa. Estão confirmados o empresário Marcus Buaiz, a investidora Simone Chieppe, o empreendedor Rogério Salume, a executiva Tayana Dantas Antonio Luiz Toledo.

Foto: Espírito Startups estreia neste domingo (8) | Foto: Vitor Carvalho

Em quatro capítulos, exibidos em novembro na TV Vitória/ RecordTV, com transmissão pelo Jornal On-line Folha Vitória e pelo Instagram Reels do @folhabusiness, @espiritostartups, @ricardofrizera e dos jurados @marcusbuaiz, @simonechieppe, @rogeriosalume, @antonioluiztoledo e @tay.ldantas, a startup vencedora receberá um investimento de até R$ 300 mil mais R$ 100 mil em mídia.

Fique atento porque em breve poderá acompanhar o 1º reality de negócios do Espírito Santo, que chega com força total para inspirar e fazer você, que está em casa, pensar em como inovar e dar o pontapé que falta para alavancar seu negócio.

Cenário

Pensando em passar exatamente a imagem do reality para o público de casa, Joyce Castello, que trabalha há 10 anos com direção de arte com cenografia, especialmente com projetos de cinema e publicidade, estudou cada ponto para criar o projeto do cenário do estúdio.

“Esse projeto foi pensado a partir de uma conversa com os idealizadores do programa. No momento em que eu comecei a criar essa cenografia, o que tínhamos pronto era o logo do reality, então a partir das cores, sabíamos que era importante trabalhar essa identidade visual criada pela agência”.

O programa vai tratar de startups e inovação, e com isso em mente, Joyce encaixou as peças e desenvolveu um projeto com o intuito de deixar competidores e jurados confortáveis.

“O importante foi trazer elementos que já observamos e espaços de inovação como escritórios e hubs de inovação. Estamos trazendo para a área de jurados, por exemplo, uma arquibancada adaptadas e mais baixas para que eles fiquem muito bem acomodados em poltronas durante as gravações”.

As startups

Nove startups vão concorrer ao prêmio de R$ 400 mil | Fotos: Vitor Carvalho

Agrai, BeHappier, Conta Café, DestineJá, Diamond Bigger, Go Home, MentalPro, Mwova e Tecnolokid. Essas são as empresas capixabas que vão disputar o prêmio.

> A Agrai, que é um marketplace de orgânicos focado em dados, tem como objetivo conectar com compradores de frutas, legumes e verduras orgânicos às famílias produtoras. Em expansão no Brasil, o mercado ainda tem dificuldades e muitos aspectos a serem discutidos.

> Pensando no bem-estar emocional das pessoas, a BeHappier criou uma plataforma para ensinar felicidade aos colaboradores de empresas, promovendo hábitos que podem levar a uma vida mais feliz e consequentemente mais produtiva.

> A startup Conta Café é uma plataforma para lojistas e compradores de café com todo o processo de gestão, compra e venda originado em barter, modalidade comercial similar ao escambo em que produtores de cafés podem trocar sua produção por insumos. Também ligada ao agronegócio, a empresa oferece um processo digital e simplificado.

> A capixaba Destine  vai apresentar no Espírito Startups uma solução inovadora que otimiza, automatiza e reduz custos em gestão de resíduos.

> Dedicados a levar o supply chain 4.0 aos quatro cantos do Brasil, a startup Diamond Bigger quer resolver as dores de empresas que lidam com grandes estoques, com predição de demanda, controle de bens e otimização de rotas.

> Ligada ao setor de saúde, a Go Home criou um software que ajuda hospitais a evitar internações desnecessárias. Além disso, a empresa que estará na disputa pelo prêmio no reality também te como objetivo desospitalizar pacientes de forma mais eficiente.

> Pensando na saúde mental da população, a MentalPro é mais uma empresa capixaba escolhida para participar do programa. O objetivo da startup é cuidar das pessoas de uma forma mais eficiente.

> Buscando a aproximação dos produtores rurais com o mercado de capitais, a plataforma da Mwova disponibiliza ferramentas de gestão financeira e integração contábil que buscam aumentar o acesso de agricultores ao crédito.

> A Tecnolokid é uma empresa capixaba voltada para a educação tecnológica. A startup oferece uma conta com plataforma digital oferecendo disciplinas de tecnologia, inovação e empreendedorismo para alunos do ensino básico de 6 a 18 anos.

Leia também:

Antonio Luiz Toledo: “O Espírito Startups vai incentivar demais o empreendedorismo no ES”

Rogério Salume: “Como empreendedor tomei vários nãos, mas o ‘não’ muitas vezes nos fortalece”

Tayana Dantas: “Espero encontrar no Espírito Startups, startups que tenham projetos que impactem positivamente o ecossistema do ES”

Simone Chieppe: “No empreendedorismo, dar errado também faz parte!”

Marcus Buaiz: “O Espírito Santo tem toda possibilidade de ser conhecido como o estado da inovação”

Espírito Startups: produtora responsável pelo reality garante que público terá inovação e será surpreendido

Reality Espírito Startups terá cenário que vai estimular criatividade dos competidores

Com prêmio de R$ 400 mil, 1º reality de negócios do ES estreia com inovação e criatividade na TV Vitória