Espírito Startups: confira as empresas que vão participar do 2º episódio do reality
Vitor Moreno
No próximo sábado (3) vai ao ar na TV Vitória/ Record, o 2º episódio do reality Espírito Startups. O programa já começou a todo vapor e trouxe muita inovação, criatividade e muita novidades. Você vai poder acompanhar tudo a partir das 14 horas, logo depois do Balanço Geral.
TOKENBASE vence o 1º episódio do reality Espírito Startups
Em cada episódio, três startups se apresentam para os jurados, que serão avaliadas e responderão aos seus questionamentos. As empresas terão apenas 3 minutos para convencer os jurados de que o negócio delas merece o investimento. Apenas uma startup de cada programa segue para a final, onde a grande vencedora será definida. Na estreia do programa, os jurados decidiram a empresa vencedora: a TOKENBASE.
O prêmio de R$ 500 mil inclui um aporte financeiro de R$ 100 mil da Apex Partners, serviços de consultoria do HUGB, o Hub de Inovação Grupo Buaiz e um pacote de mídia oferecido pela TV Vitória, ambos no valor de R$ 200 mil.
Para este segundo episódio, as empresas que vão entrar na disputa serão: JADE, MULTIFIDELIDADE e MODDEV.
CONHEÇA AS STARTUPS QUE VÃO DISPUTAR O SEGUNDO EPISÓDIO
JADE
A JADE chega com tudo no segundo episódio. Essa plataforma desenvolveu uma trilha educacional gamificada para crianças neurodivergentes, que auxilia pais e professores a superarem desafios de aprendizagem.
“Eu sou pai de uma criança autista, e lá em 2018, quando ele começou a educação especial, tinha alguns pontos que me deixava curioso sobre esse processo. Então, resolvi investigar como que uma tecnologia poderia ajudar nesse processo de educação, e foi ai que surgiu a Jade naquele momento”, disse Ronaldo Cohin, fundador da JADE.
A startup já foi premiada no Web Summit, maior evento de tecnologia do mundo, e já tem usuários em todos os continentes.
“ Ganhar o Web Summit, que é considerado o maior evento de inovação do mundo, foi muito importante porque trouxe uma maior visibilidade para a gente e também uma colocação de mercado diferente. Hoje estamos na casa de 180 mil famílias em 179 países”, afirmou Ronaldo.
MULTIFIDELIDADE
O fundador da Multifidelidade, Roney Helian, se orgulha de dizer que fundou a “primeira startup capixaba”.
“O Multifidelidade tem uma jornada longa de mais de 20 anos. Lá no começo o nosso MVP ( versão de um novo produto que permite à sua equipe coletar o maior número de aprendizados possíveis sobre os clientes com o menor esforço) eram blocos carbonados que ficavam nos pontos de venda. O lojista preenchia uma das vias, e o motoboy da Multifidelidade buscava a outra via uma vez por semana. Então a gente sempre tentou estar inovando no modelo de negócio, mas principalmente extraindo o máximo que a tecnologia possibilitava naquela época”, disse Roney.
Hoje os usuários recebem pontos ao consumir em restaurantes e lojas credenciadas, que podem ser trocados por prêmios dentro da mesma rede. A promessa é gerar recompra e aumentar o faturamento dos estabelecimentos.
“Dentro desse ecossistema de programa de fidelidade, a Multifidelidade consegue entregar recompensas dez vezes maiores que os grandes players nacionais e de forma imediata. Além disso, o próprio programa de fidelidade é uma conta de pagamento. Então, o cliente consegue usar o programa para fazer o pagamento das empresas e ganhar os cristais, que é o nome da nossa moeda, gerando recompensas de forma imediata”, explicou Roney sobre o funcionamento da startup.
MODDEV
A startup desenvolve soluções de e-commerce para ajudar os seus clientes a maximizar o potencial de suas vendas online. A empresa fez uma aposta recente em uma inteligência artificial.
“A MODDEV surgiu na própria faculdade de engenharia da computação, na UFES. Eu, junto com os colegas, queríamos aplicar as tecnologias que a gente via dentro e fora de sala de aula. Com isso, tivemos a ideia de criar uma empresa para desenvolver software usando essas tecnologias mais modernas do mercado, que eram softwares customizados para as empresas” disse Gabriel Simoura, sócio da MODDEV.
Entenda a dinâmica do programa
Ao todo, 09 startups foram selecionadas. O processo de seleção do reality Espírito Startups foi feito em consenso por um comitê formado por representantes das instituições Folha Business, Apex, Hub de inovação do Grupo Buaiz (HUGB), Espírito Hub, BButton, IBEF, e Base 27, ACE Ventures, Lab 28, TecVitória, com base em critérios objetivos, que avaliam dentre outros critérios a rentabilidade do modelo de negócio, a capacidade do time de fundadores e o impacto social da solução.
A cada episódio, participam da disputa três startups, que farão pitches (são apresentações objetivas das empresas) de 3 minutos. Porém apenas uma startup de cada episódio segue para a final, onde a grande vencedora será definida.
Após as apresentações, as startups responderão às perguntas e questionamentos dos jurados. A bancada será composta de três jurados fixos – que participarão de todos os episódios e a final – e duas cadeiras rotativas, que terão convidados diferentes a cada episódio. Eles são empresários e executivos com uma trajetória extensa em tecnologia e inovação em segmentos diversos da economia. Depois disso, a banca vai decidir qual das três startups passará para a grande final.
Conheça os jurados da 4ª temporada do Espírito Startups
No quarto e último episódio, as três finalistas disputam o prêmio de R$ 500 mil reais que inclui um aporte financeiro de R$ 100 mil da Apex Partners, serviços de consultoria do HUGB, o Hub de Inovação Grupo Buaiz e um pacote de mídia oferecido pela TV Vitória, ambos no valor de R$ 200 mil.
Então continue acompanhando no 2ª episódio as histórias inspiradoras, estratégias ousadas e soluções criativas que vão além dos limites convencionais dos negócios no 1º reality de inovação do Espírito Santo, na tela da TV Vitória/Record, no próximo sábado, dia 03 de agosto.