Espírito Startups: Conheça os participantes do primeiro episódio

Vitor Moreno 

Rodrigo Torres (Tokenbase), Bruno e Giovanna Mannato (Clube Unibox) e Guilherme Barbosa (ECO55) | Foto: Everton Nunes

 

Prepare-se para muita inovação e emoção! No próximo sábado, dia  27 de julho, na TV Vitória/Record, estreia a 4ª temporada do Espírito Startups, e a ansiedade já está no ar. Este reality show, que é o primeiro de inovação do Espírito Santo focado em negócios, volta com ainda mais intensidade e criatividade. Os participantes estão prontos para apresentar soluções inovadoras e enfrentar os jurados de frente.

A startup vencedora leva um prêmio de R$ 500 mil que inclui um aporte financeiro de R$ 100 mil da Apex Partners, serviços de consultoria do HUGB, o Hub de Inovação Grupo Buaiz e um pacote de mídia oferecido pela TV Vitória, ambos no valor de R$ 200 mil. 

O programa terá nove startups na disputa pelo prêmio. Em cada um dos três primeiros episódios, três empresas se apresentam para os jurados, que serão avaliadas e responderão aos seus questionamentos. Apenas uma startup de cada episódio segue para a final, onde a grande vencedora será definida.

Fique por dentro das novidades da quarta temporada

Conhecer as 3 startups que vão participar do primeiro episódio:

ECO55

Guilherme Barbosa (ECO55) | Foto: Everton Nunes

 

E a ECO55 é a primeira startup a entrar no páreo. Guilherme Barbosa, 43 anos, vai apresentar a plataforma de conteúdo e tecnologia climática com a proposta de enfrentar o que, segundo ele, é o maior desafio de inovação da nossa época.

 

“A plataforma faz com que as empresas tenham acesso aos seus dados de risco climático, e possam tomar providências alinhadas à pauta climática. A gente está com um desafio de inovação enorme na transição energética. Isso impacta pequenas e médias empresas e o futuro das nossas crianças. Tem gente que acha que isso é polêmica, mas eu acho que isso é necessário”, disse Guilherme.   

 

A startup ECO55 ajuda empresas a medirem emissões, sustentabilidade e risco climático de sua cadeia de valor. Medida necessária em uma era em que empresas são cobradas pela redução de seu impacto ambiental.

 

TOKENBASE

Rodrigo Torres (Tokenbase) | Foto: Everton Nunes

 

Você já ouviu falar em Blockchain? A startup usa essa tecnologia para criar uma solução de crédito que acaba com taxas de antecipação e aumenta o lucro dos empreendedores. 

 

“A Tokenbase nasceu com a premissa pioneira de trazer a segurança e confiabilidade da tecnologia Blockchain para ativos reais e lastreados, eliminando os excessivos custos com intermediários e/ou burocracia que existem no mercado financeiro. Além disso, trazemos investimentos lucrativos, que antes eram reservados apenas às grandes instituições financeiras, para as pessoas reais”, disse Rodrigo Torres, um dos sócios da Tokenbase.

 

Ainda segundo Rodrigo, a empresa fomenta e garante fluxo de caixa para pequenos e médios negócios que sofrem com as taxas abusivas das instituições financeiras, assim conseguindo entregar uma rentabilidade muito acima do mercado de renda fixa destinada às pessoas físicas.

 

CLUBE UNIBOX 

Giovanna e Bruno Mannato (Clube Unibox) | Foto: Everton Nunes

 

Bruno e Giovanna Mannato, são os donos de uma papelaria tradicional, e enxergaram que esse mercado mudou muito nos últimos anos– e só vai sobreviver quem se adaptar. Por isso, desenvolveram um clube de assinatura mensal para os aficionados em materiais como canetinhas, cadernos e post-its.

 

O propósito do Clube Unibox é desconectar as pessoas das telas eletrônicas para uma maior interação com a família, com isso, queremos levar uma experiência mensal para os assinantes de um momento de desconexão, de estímulo de criatividade para a casa das pessoas”, disse Giovanna Mannato, sócia da empresa. 

 

Giovanna largou um concurso federal, com um bom salário, para se dedicar integralmente ao sonho da papelaria e do Clube Unibox. Quem embarcou junto com ela foi o irmão. Com a chegada do Bruno Mannato, que é formado em engenharia e mestrado em tecnologia e inovação, começaram a  investir ainda mais na startup fazendo o negócio crescer no mundo digital. 

 

“A gente se complementa. Giovanna fica com a parte criativa, marketing e curadoria de produtos. Eu fico mais na parte de tecnologia, planilhas, integrações, sistemas e inteligência artificial. A Giovanna vem com as ideias, eu penso na execução, com isso a gente se completa muito bem”, ressaltou Bruno, sócio da empresa.

 

Entenda a dinâmica do programa

Augusto Kerchkoff, Antônio Toledo (jurados rotativos) e Ricardo Frizera (apresentador) | Foto: Everton Nunes

 

Ao todo, 09 startups foram selecionadas. O processo de seleção do reality Espírito Startups foi feito em consenso por um comitê formado por representantes das instituições Folha Business, Apex, Hub de inovação do Grupo Buaiz (HUGB), Espírito Hub, BButton, IBEF, e Base 27, ACE Ventures, Lab 28, TecVitória, com base em critérios objetivos, que avaliam dentre outros critérios a rentabilidade do modelo de negócio, a capacidade do time de fundadores e o impacto social da solução.

A cada episódio, participam da disputa três startups, que farão pitches (são apresentações objetivas das empresas) de 3 minutos. Porém apenas uma startup de cada episódio segue para a final, onde a grande vencedora será definida.

Após as apresentações, as startups responderão às perguntas e questionamentos dos jurados. A bancada será composta de  três jurados fixos – que participarão de todos os episódios e a final – e duas cadeiras rotativas, que terão convidados diferentes a cada episódio. Eles são empresários e executivos com uma trajetória extensa em tecnologia e inovação em segmentos diversos da economia. Depois disso, a banca vai decidir qual das três startups passará para a grande final.

Conheça os jurados da 4ª temporada do Espírito Startups

No quarto e último episódio, as três finalistas disputam o prêmio de R$ 500 mil reais que inclui um aporte financeiro de R$ 100 mil da Apex Partners, serviços de consultoria do HUGB, o Hub de Inovação Grupo Buaiz e um pacote de mídia oferecido pela TV Vitória, ambos no valor de R$ 200 mil. 

Então prepare-se para acompanhar histórias inspiradoras, estratégias ousadas e soluções criativas que vão além dos limites convencionais dos negócios no 1º reality de inovação do Espírito Santo, que chega com força total na tela da TV Vitória/Record, no próximo sábado, dia 27 de julho.