Espírito Startups: saiba quais são as startups que vão concorrer ao prêmio de R$ 500 mil
Thamiris Guidoni
No dia 9 de julho, sábado, na TV Vitória/ RecordTV, estreia a 2ª temporada do primeiro reality show de negócios do Espírito Santo. Para o programa, a startup vencedora receberá um investimento de até R$ 500 mil para alavancar o empreendimento.
A seleção foi realizada com base em critérios objetivos, que avaliaram dentre outros critérios a rentabilidade do modelo de negócio, a capacidade do time de fundadores e o impacto social da solução.
Conheça as startups selecionadas
Agro Atlas
Com vocação para o agronegócio, a Agro Atlas já economizou tempo e dinheiro de produtores de 14 culturas vegetais diferentes com o uso de drones na aplicação de defensivos agrícolas. Tocada por Welber Sant’Ana, a startup embarcou tecnologias como inteligência artificial nos drones para uma aplicação mais precisa, econômica e sustentável.
Call4Fit
Conhece a americana Peloton? A capixaba Call4Fit criou uma solução para auxiliar praticantes de bike indoor (exercícios com bicicleta ergométrica) por meio de análise de imagens. Mas a startup vai além e quer oferecer soluções de inteligência artificial para análise de dados das empresas.
Futurai
Essa startup capixaba do segmento industrial fundada pelos engenheiros Felipe Lobo e Artur Saick, busca reduzir o tempo de inatividade e minimiza o custo de manutenção nas fábricas por meio de machine learning (uma espécie de inteligência artificial capaz de prever determinadas ocorrências a partir de uma base de dados).
Kitchenfy
Restaurantes sem mesa e cadeira – que operam exclusivamente por delivery – são cada vez mais comuns no cotidiano dos consumidores. A capixaba Kitchenfy oferece uma solução de cozinha industrial compartilhada para esses negócios operarem de forma mais eficiente e econômica.
Klumie
Por falta de inclusão e qualificação, grande parte dos surdos são excluídos do mercado de trabalho, e a taxa de desemprego nessa população chega a 67%. Com ferramentas digitais de qualificação e recrutamento, a Klumie , fundada por Jannine Silva, quer inserir pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho.
Maya Tecsaúde
Proporcionar qualidade de vida e cuidados médicos para os 37,7 milhões de idosos brasileiros é um desafio para o governo e as famílias. A Maya Tecsaúde quer ajudar nessa questão com uma plataforma que agrega uma rede de produtos e serviços (de apoio médico à jurídico) para atender idosos. Até hoje, 100 famílias já foram atendidas pela Maya.
Pastinha
Essa startup voltada para o setor de recursos humanos promete reduzir o tempo de contratação de trabalhadores industriais de 15 dias para apenas um. O segredo é usar tecnologia para conectar pessoas a oportunidades, além de resolver burocracias.
PJMEI
Entre a idealização de um negócio e a primeira venda, o empreendedor tem que enfrentar diversas burocracias, e muitas vezes acaba desistindo. A startup capixaba PJMEI, que tem como CEO Jacques Danzi, nasceu para mudar esse cenário. A plataforma ajuda pequenos empresários a abrir, gerenciar e operar seus negócios por um valor mensal acessível.
uDNA
Como podemos viver mais? Para a startup capixaba uDNA, a resposta é investir em saúde preventiva. Com testes remotos, a startup classifica o risco de uma pessoa desenvolver 17 tipos de doenças e orienta para a redução de riscos.
Dinâmica do programa
O Espírito Startups chega à TV Vitória/RecordTV e será exibido em quatro episódios a partir deste sábado (9), às 14 horas. Durante o programa, que vai apoiar e investir em quem está inovando na prática, haverá muita competição e o olhar atento além do que já é visto pela maioria. A dinâmica será similar à da primeira temporada.
A cada episódio, três startups capixabas vão apresentar seus modelos de negócio por meio de falas rápidas, as chamadas pitches. As empresas vão passar por mentorias com executivos de empresas selecionadas e em seguida, os jurados vão avaliar qual delas apresentou o melhor modelo de negócio e tem o maior potencial de crescimento. A que for consenso, seguirá para a final, no quarto episódio.
Na grande final, as finalistas vão passar por mais duas mentorias e fazer um pitch final. Em seguida, os jurados vão escolher a vencedora, que vai levar o prêmio de R$ 500 mil, para impulsionar seu crescimento e visibilidade.
O valor será dividido da seguinte forma: a Apex Partners vai realizar um aporte financeiro de R$ 300 mil e a Rede Vitória de Comunicação vai assinar um contrato de R$ 200 mil em mídia.