“O Espírito Startups será completamente diferente de tudo o que já mostramos na TV Vitória”, afirma Rodrigo De Martino, diretor do programa
Thamiris Guidoni
“Gosto de desafios! Passei por várias empresas porque acho que quando acaba o brilho, preciso me redescobrir na carreira. Não tenho problema de dar dois passos atrás para me reconstruir…”
Como todo programa de credibilidade e sucesso, é preciso ter alguém que esteja na linha de frente! Orientando e dirigindo a equipe do 1º reality de negócios do Espírito Santo, o Espírito Startups, ele, que tem mais de 24 anos de carreira no jornalismo, emana amor pela profissão.
Rodrigo De Martino, que é chefe de redação na Rede Vitória há mais de 7 anos, carrega na bagagem anos de dedicação e paixão pelo jornalismo, e agora, dirige o Espírito Startups, que estreia neste domingo (7), na TV Vitória/RecordTV, às 10 horas.
“Startups é um mundo completamente diferente pra mim, mas o convite veio através do Alexandre Carvalho e do Geraldo Vimercati, então li sobre o projeto e logo estávamos no estúdio gravando o programa. Esse resultado da gravação do Espírito Startups foi surpreendente”.
Com objetivo de ouvir, além de apoiar e investir nos que realmente estão inovando e dando aquele passo à frente, o reality vai reunir apresentações de startups capixabas com feedbacks de jurados e empresários experientes no mercado. A palavra de ordem? INOVAÇÃO!
“O Espírito Startups será completamente diferente de tudo o que já mostramos na TV Vitória. Fazer reality é mexer com emoção! E na competição, percebemos o brilho dessas pessoas em querer isso.”
No estúdio, a junção de pessoas com sonhos, as que já tiveram esses sonhos realizados, que são os jurados, e uma troca incrível.
“Acredito que a gente sai da gravação com um material de extrema riqueza. No bastidor até disse para o Ricardo que foi uma aula! O empreendedorismo, os desafios e as dores vão surpreender os telespectadores. A Rede Vitória adora inovação e sempre buscamos algo diferente, seja nos estúdios ou na produção de conteúdos. Quem está em casa vai se encantar.”
Para o diretor do programa, a mudança e pensar adiante é crucial para uma vida de sucesso.
“Temos que ‘limpar’ a nossa mente. A gente vem sempre com a mesma linha. A mudança na cultura de se enxergar a produção de conteúdo tem que ser realizada. Estamos dando um passo diferente de tudo o que é feito. Além disso, o estúdio e iluminação estão fantásticos. Tudo do reality foi pensado nos mínimos detalhes”.
Para decidir quem será a grande empresa capixaba campeã, um time de peso e com muita credibilidade. O empresário Marcus Buaiz, a investidora Simone Chieppe, o empreendedor Rogério Salume, a executiva Tayana Dantas e Antonio Luiz Toledo estarão na bancada para dar o aval sobre as startups.
“Estamos falando de um programa que terá mega empresários e jurados que têm uma agenda cheia, e mesmo assim, aceitaram e contribuíram muito para que seja um programa de sucesso. É incrível esse comprometimento com o produto!”
Aos 25 anos, Ricardo Frizera apresentará os quatro episódios do reality. Para De Martino, a surpresa de trabalhar com alguém tão jovem, mas que carrega grande conhecimento e talento.
“O Ricardo me surpreendeu. Conhecia ele apenas vendo na TV, mas a surpresa veio em dois aspectos. O primeiro pela facilidade de interpretar aquilo que quem está dirigindo passa pra ele. O segundo é o domínio sobre o assunto. O resultado ficou fantástico!”.
Com inovação e muita criatividade, estreia neste domingo (7), na TV Vitória/ RecordTV, o primeiro reality show de negócios do Espírito Santo. A startup vencedora receberá um investimento de até R$ 300 mil para dar aquele UP no empreendimento e R$ 100 mil em mídia.
O Espírito Startups chega à TV dos capixabas com o objetivo de além inspirar, apoiar e investir na diversificação da matriz econômica do estado. E aqueles que pensam além do óbvio vão se dar bem!
Rodrigo De Martino
Como estagiário na Jovem Pan FM, em 1997, ele dava o pontapé inicial ao caminho promissor e de sucesso na área.
“No ano de 2003 aceitei convite para mudar de empresa e fui para a Rede Record. Foram 4 anos onde tive a oportunidade de ser editor e participar de grandes coberturas, como a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006 e depois, Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007”.
Apaixonado por esporte, De Martino também já teve experiência na área de entretenimento, economia, rádio, e por aí vai.
“Em 98 cheguei ao grupo Bandeirantes de Comunicação, onde trabalhei por 6 anos exercendo várias funções até chegar a Chefe de Reportagem. Acabei seguindo para o SBT, Chefia de Reportagem do SBT Brasil, principal jornal da emissora. Durante o período que estive na emissora, pude participar como voluntário de duas edições do Teleton.”
Cobrindo férias na área que é a grande paixão, Rodrigo tem muita história, e talento, claro!
“Durante alguns anos, cobri férias na ESPN, sonho de qualquer jornalista que gosta de esportes, mergulhei em uma empresa com mentalidade completamente diferente, afinal é uma emissora de TV fechada, que tem muita qualidade e responsabilidade pelas informações que leva ao telespectador.”
Em 2014 ele se mudou de São Paulo para o Espírito Santo já com o desafio de fazer parte da equipe da Rede Vitória.
“Dirigi o reality Chef de Família por 3 temporadas, além de sempre participar das mudanças propostas aos colaboradores. O ano de 2020 foi de muito trabalho porque mudamos todos os cenários da TV. Nesse processo, fui o cara da ponta na execução do projeto e entrega. Toda logística, junto com a engenharia e fornecedores administrativos, em 25 dias conseguimos transformar os cenários da Rede Vitória”.
Antes de desembarcar em terras capixabas, o paulista percorreu várias áreas do jornalismo.
“Em 2010 passei por uma grande mudança em minha carreira. Fui coordenar a produção do “Manhã Maior” na Rede TV. Esse programa me proporcionou aprender sobre a linha de entretenimento, até então desconhecida. Foram três anos de muita experiência que carrego até hoje.”
E não para por aí. Movido a desafios, ele está sempre buscando o diferente.
“Lembro da minha entrevista de emprego no “Canal Rural”, quando me perguntaram sobre o universo do agro e de economia. Minha resposta foi que não tinha medo de errar para aprender. Foram anos de busca por saber cada detalhe, cada significado desse mercado.”
Não há dúvidas de que De Martino foi a escolha perfeita para dirigir o Espírito Startups, que com certeza vai te surpreender em muitos aspectos. A partir deste domingo (7), você acompanha na TV Vitória/ RecordTV, o 1º reality de empreendedorismo do Espírito Santo.
Leia também:
Antonio Luiz Toledo: “O Espírito Startups vai incentivar demais o empreendedorismo no ES”
Rogério Salume: “Como empreendedor tomei vários nãos, mas o ‘não’ muitas vezes nos fortalece”
Simone Chieppe: “No empreendedorismo, dar errado também faz parte!”
Marcus Buaiz: “O Espírito Santo tem toda possibilidade de ser conhecido como o estado da inovação”
Reality Espírito Startups terá cenário que vai estimular criatividade dos competidores