Economia

Estado aposta na integração de projetos para solucionar gargalos logísticos

Dentro da Integração Logística será colocado em prática um conjunto de projetos para unir os modais de transporte, dentre eles o rodoviário, aeroportuário, ferroviário e portuário

Projeto de integração logística faz parte do planejamento de longo prazo – ES 2030 Foto: Divulgação/Governo

A ausência de estrutura eficiente para transporte e escoamento de cargas sempre foi apontada com um dos principais entraves para o dinamismo da economia capixaba. No entanto, investimentos que deverão ser realizados a longo prazo prometem resolver parte deste problema.

Desde o ano passado, o governo do Estado desenvolve ações voltadas para a Integração Logística por meio do Proedes. O propósito é criar no Estado um ambiente de alto padrão no setor e promover o desenvolvimento igualitário em todas as regiões capixabas.

As principais ações deste projeto foram apresentados pelo governador Renato Casagrande, e pelo secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, durante o III Seminário Logística é Solução, realizado pela Rede Vitória, na última terça-feira (10).

Dentro da Integração Logística será colocado em prática um conjunto de projetos para unir os modais de transporte, dentre eles o rodoviário, aeroportuário, ferroviário e portuário criando uma ligação do Espírito Santo com o Brasil e o mundo, tornando o Estado competitivo, eficiente e rentável. O valor estimado do investimento do Governo do Estado é de mais de R$ 2,4 bilhões.

Modal Rodoviário

Estão previstas melhorias nas condições de rodovias estaduais e federais tendo como meta a conexão com Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. O objetivo é otimizar o transporte de cargas, maior segurança, menor valor de frete e acesso qualificado aos portos. O contato constante com o governo federal tem viabilizado a duplicação e melhoria das vias federais com o foco na integração regional. Cortando o território capixaba, 69% das rodovias são estaduais e 31%, federais. Com base neste cenário, o Estado fará investimento da ordem de R$ 2,2 bilhões, que representa intervenções em 39 vias. 

Na Grande Vitória também estão sendo desenvolvidas ações dentro do Programa de Mobilidade Metropolitana, que facilitará os acessos às regiões Norte e Sul da Grande Vitória, além de beneficiar o acesso de caminhões ao Porto de Vitória, com a criação do Portal Sul.

Durante o evento, o secretário Fábio Damasceno destacou a importância dos investimentos. “Com a pavimentação de rodovias no interior, vamos criar novos acessos aos estados vizinhos. Com isso, as cargas poderão ser transportadas com mais rapidez e eficiência, sem depender das BR´s. É claro que algumas obras poderão serão executadas ao longo dos próximos anos, são projetos de longo prazo. Mas já iniciamos os investimentos, e muitos resultados já podem ser visualizados”, explicou.

 Modal Portuário

No modal portuário foram destacados os grandes investimentos que já estão sem do realizados, e os protocolos de intenção já firmados, como o Porto Norte Capixaba (Manabi), Terminal Industrial Imetame, Estaleiro Jurong, Porto de Vitória (melhorias), C-Port Brasil Logística Offshore, Itaoca Terminal Marítimo e Porto Central.

Eixo Aeroportuário

No eixo aeroportuário estão os investimentos e projetos para criação de uma rede de aeroportos regionais localizados em quatro municípios sendo eles: Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus. A expectativa é de que as 
 obras do aeroporto de Linhares sejam desenvolvidas nos próximos meses, com execução da pista do aeroporto e, em seguida, deverá ser lançado o edital para a contratação das obras do terminal de passageiros. 

Em relação aos aeroportos regionais de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus, Damasceno explicou que os projetos de reforma e ampliação já foram encaminhados ao governo federal, e estão sob análise.

O governador destacou que o projeto de integração logística faz parte do planejamento de longo prazo – ES 2030, que pretende unir o país ao nosso Estado ampliando a competitividade, levando cada vez mais o desenvolvimento para cidades do interior capixaba.

“Poder público brasileiro não age com eficiência”, diz professora

Para a economista e professora da Fucape, Arilda Teixeira, os investimentos em projetos integrados são, de fato, importantes para o desenvolvimento do Estado e todo o país, ainda que sejam realizados a longo prazo. No entanto, na visão da especialista, as obras precisam estar coordenadas para que sejam alcançados os resultados esperados.

“São obras de longo prazo porque são obras sofisticadas. Mas exigem técnica e eficiência na sua condução. Se esses fatores não estiverem aliados, corremos o risco de perder todos os investimentos’, afirma.

No entanto, segundo a professora, as dificuldades de integração logística não é um problema exclusivo do Estado. Ela diz ainda que são reflexos de antigas administrações. “Não vejo como responsabilidade exclusiva do governo atual. É uma deficiência que está arraigada nas entranhas do poder público brasileiro, que não age com eficiência. É um problema de gestão pública. Os gestores brasileiros precisam ter consciência de que os investimentos, seja na esfera pública ou privada, precisam ser executados com eficiência, a alocação de recursos demanda tecnicidade para que se cumpra seu papel”, enfatiza.