A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na tarde desta quarta-feira(7), audiência pública em Vitória para discutir o Programa de Exploração da Rodovia e Estudos de Viabilidade para concessão de 673,82 km da BR-262. De acordo com o edital, a concessão consiste na exploração, por 30 anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção e melhorias da BR-262 na divisa do Espírito com Minas Gerais, e no entroncamento com a BR-101, em Viana.
Conforme a proposta inicial da ANTT, o Espírito Santo terá quatro praças de pedágio: Martins Soares, Ibatiba, Venda Nova do Imigrante e Viana. Além disso, existe a previsão que a tarifa básica seja de R$ 8,54 para pista simples e R$ 11,10 para pista dupla.
Além dessa audiência pública, outras duas já aconteceram em Minas Gerais e mais uma está programada para esta quinta-feira (8), em Brasília. Os presentes na sessão podem participar de forma oral ou por escrito.
Investimentos
Segundo a ANTT, estão previstos R$ 9,1 bilhões em investimentos e R$ 5,6 bilhões em custos operacionais para os 30 anos de concessão. Entre as principais obras, estão previstas a duplicação de 595,4 km da rodovia, 42,4 km de faixas adicionais e a construção de 54 passarelas para os pedestres.
O contrato de concessão ainda prevê uma tarifa diferenciada para pista simples e pista dupla, estabilidade tarifária e pontos de parada para caminhoneiros.