Economia

Estado registra crescimento de 95% nas vendas de TV´s para a Copa do Mundo

As vendas de TV´s de 50 polegadas aumentaram 64%, segundo pesquisa. Os jogos são responsáveis pelo aquecimento de vendas de outro tipo de televisor, a smartTV, que tem acesso à internet

Pesquisas também indicam aumento nas vendas de TV´s em outros países, como Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França Foto: TV Vitória

A Copa do Mundo 2014 fez aumentar as vendas de aparelhos de TV no Brasil, e países da Europa com tradição de futebol. Um levantamento, realizado pela produção da TV Vitória, mostra que duas redes de eletrodomésticos do Espírito Santo registraram aumento de 70 a 95%, na comercialização de TV´s LCD, LED e Plasma.

Os números são de maio e junho, até antes da Copa, comparado ao mesmo período em 2013. Um levantamento da GFK, a quarta maior empresa de pesquisa de mercado no mundo, constatou aumento de 60% nas vendas de aparelhos de TV no Brasil nesse mesmo período. E a tendência é que o mercado continue aquecido até o fim do Mundial.

A pesquisa também indicou aumento nas vendas de TV´s em outros países, como Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França, mas no Brasil o mercado tem sua particularidade. Brasileiro gosta de TV grande. Até o início do ano, 18% das vendas de TV´s eram de de 50 polegadas ou mais. Agora elas representam 27% do mercado.

Se calcularmos só as vendas de TV´s de 50 polegadas ou mais, as vendas aumentaram 64%. E os mais jovens são responsáveis pelo aquecimento de vendas de outro tipo de televisor, a smartTV, que tem acesso a internet.