Economia

Instituição de Arnold Schwarzenegger fará estudo para produção de energia limpa no ES

O memorando dá início à pesquisa da possibilidade de usar o lodo que vem do tratamento de esgoto como matéria-prima para se estabelecer uma planta de produção de Hidrogênio Verde

Foto: Divulgação | Thiago Soares

A R20, ou Regions of Climate Action em inglês, instituição liderada mundialmente pelo ator e político norte-americano Arnold Schwarzenegger, formalizou, nesta segunda-feira (26), junto à Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), um acordo para estudo de viabilidade de produção de energia limpa no Estado.

O memorando dá início à pesquisa da possibilidade de usar o lodo que vem do tratamento de esgoto como matéria-prima para se estabelecer uma planta de produção de Hidrogênio Verde, usando a tecnologia da SGH2 Energy. O estudo terá o prazo de 180 dias para ser apresentado.

“A R20 e a Cesan concordaram, nos temos do memorando, em estudar a viabilidade para a apresentação de um projeto que vise uma solução “turn key” (“vira-chave”) para a eficiência energética de uma estação de tratamento de água, uma estação de bombeamento de água e uma estação de tratamento de esgoto. As estações alvos do estudo de viabilidade deverão ser escolhidas em comum acordo entre os signatários desse MOU”, versa.

Presente no evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, comemorou a proposta, agradecendo às autoridades presentes e ressaltando a contribuição que o Brasil pode trazer para o mundo em termos de energia sustentável.

Foto: Divulgação | Thiago Soares

“Muito bom ter esse ano esse encontro do Sustentabilidade Capixaba, no ano que vem será em nível Brasil. Nós queremos ter aqui a oportunidade de debater soluções para o país, porque se o Brasil achar o seu caminho, será uma grande contribuição para o mundo. O mundo vê no país hoje uma solução para o fornecimento de energia renovável”, declarou.

A autoridade do Executivo também destacou que o Estado e o país já são um grande fornecedor de alimento para o mundo e avançou muito e que poderá ser um grande fornecedor de energia.

“E não só nas fontes de hoje, somos grandes produtores de petróleo, mas queremos uma transição energética, e de fato usar as fontes renováveis de energia e de fato investir o nosso capital nessas fontes. Este é o grande debate. Já temos tecnologia para usar etanol, biomassa, estamos avançando na tecnologia do hidrogênio verde, temos energia solar, eólica e o Brasil poderá liderar isso. E esse evento é para jogar luz nisso tudo”, finalizou. 

Sobre o evento

Realizado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sindiprom-ES, e promovido pela GFC Eventos, em parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico, o “Sustentabilidade Capixaba” acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho, na Praça do Papa, em Vitória. O evento é gratuito e aberto ao público interessado na temática ambiental.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em sua terceira edição e já integrado ao calendário estadual de eventos que priorizam ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente, o Sustentabilidade Capixaba terá três dias de amplos debates sobre um tema importante e urgente: as Mudanças Climáticas e seus Impactos na Sociedade.

Foto: Divulgação | Thiago Soares

Conectar empresas públicas e privadas, entre outras organizações para o debate e a troca de conhecimento que levem a melhoria da qualidade de vida dos capixabas por meio de ações sustentáveis, é o principal objetivo do evento. 

Um exemplo da importância da promoção deste grande encontro está nos diversos “cases” que temos de trabalhos realizados por empresas capixabas, que estão fazendo o seu dever de casa, mas não os conectam adequadamente a suas comunidades.

Entre as experiências positivas que serão apresentadas no evento está a participação do prefeito de São Caetano do Sul (SP), José Auricchio Júnior, gestor da cidade mais sustentável do Brasil, segundo o Mapa de Desempenho dos Municípios Brasileiros. 

Ele vem para apresentar o que sua administração está fazendo para assegurar este desempenho, mas já antecipa que sua gestão é pautada em ações que preparam a cidade para o futuro e que pratica uma gestão técnica, focada na alta tecnologia e na governança. Não é à toa que hoje São Caetano do Sul também tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

A Defesa Civil capixaba também marcará presença. Todas as unidades municipais da entidade, junto com a direção estadual e um representante nacional, vão se reunir para debater as tragédias cada vez mais recorrentes, provocadas pelas chuvas concentradas e intensas registradas em diversos Estados do País, inclusive no Espírito Santo. Muitas delas provocadas pelas mudanças climáticas.

Segundo Paulo Renato Fonseca, um dos gestores do Sustentabilidade Capixaba, o evento será um grande encontro onde serão abordadas questões fundamentais para a definição de políticas públicas e privadas que ajudem na redução dos crescentes problemas causados pelas mudanças climáticas em todo o planeta. 

“A partir do diálogo e do intercâmbio de experiências entre especialistas, gestores públicos, empresários e a sociedade, vamos democratizar as discussões realizadas e os projetos apresentados, para a construção de um Espírito Santo cada vez mais sintonizado com as demandas ambientais globais. Vamos unir, empresas, instituições, sociedade, vamos ouvir e conhecer projetos uns dos outros e ao final, vamos fazer um pacto pelo clima, um pacto pela sustentabilidade capixaba”, afirma Fonseca.

Os três dias do Sustentabilidade Capixaba vão conectar palestrantes empresas e visitantes, por meio de intensas atividades. Estão previstos no evento, apresentações técnicas, workshops, reuniões específicas, oficinas e exposição de projetos, entre outros.

Ao final, as discussões e trabalhos apresentados se transformarão num documento que norteará os capixabas na formação de cidadãos mais conscientes e participativos no enfrentamento das mudanças climáticas e na elaboração da agenda do próximo grande encontro, a ser realizado no final do mês de junho de 2024.

“Esperamos uma grande participação dos capixabas, sejam eles visitantes, empresas ou poder público, afinal sabemos que esta temática afeta cada vez mais a qualidade de vida das pessoas, exigindo o envolvimento de todos com esta questão”, afirmou.

O “Sustentabilidade Capixaba” ocupará uma área de mais de mais de três mil metros onde serão construídos auditórios para debates, encontros técnicos e exposições de empresas e instituições públicas.

LEIA TAMBÉM: Alimentação no inverno: veja o que incluir nas refeições para melhorar a imunidade