Um evento sobre mercado capixaba e empreendedorismo reuniu mil estudantes do ensino médio em Vitória. Assim, o II Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã recebeu especialistas, autoridades e empresários.
O encontro, promovido pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES), também apresentou painéis com temas como carreira, inovação e potencialidades do ES.
LEIA TAMBÉM:
- Empresário Marcus Buaiz se torna sócio-investidor da SAF Rio Branco
- Páscoa: bares e restaurantes do ES esperam aumento de 30% no faturamento
- Complexo de luxo na região serrana do ES terá investimento de R$ 2 milhões
Os alunos puderam visitar a Feira de Profissões e Inovação, que reuniu faculdades, universidades e centros universitários, além de agências de intercâmbio e o Sebrae. Por isso, os estudantes tiveram contato com representantes de instituições que apresentaram informações sobre cursos, mercado acadêmico e oportunidades de carreira.
De acordo com o presidente do Sinepe/ES, Moacir Lellis, a intenção foi levar os jovens para um momento de conhecimento, aprendizado e conexões.
A educação é o caminho para transformar realidades e construir oportunidades. Nosso Fórum busca oferecer aos estudantes uma visão ampliada do futuro e das possibilidades que o mercado capixaba oferece. Estamos muito felizes em promover mais uma edição desse evento, que impacta tantas vidas e foi um sucesso. Moacir Lellis, presidente do Sinepe/ES
Mercado, inovação e empreendedorismo
Do mesmo modo, os alunos das escolas públicas e privadas participaram de um debate sobre oportunidades e o crescimento econômico e social do estado, com o governador do ES, Renato Casagrande. A autoridade destacou a atuação das escolas capixabas desde ensino básico até o ensino superior.
“Temos desafios, mas temos qualidade de vida, um estado bonito, que se destaca nacionalmente nas notas do ensino médio. Somos o segundo estado que faz mais investimentos em ciência e educação. Contamos com faculdades e universidades públicas e particulares muito boas, além do Ifes, que oferecem ainda mestrado e doutorado”, afirmou Casagrande.
Além disso, o fórum, que ocorreu nesta última quarta-feira (16), também teve a presença do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço. Ele discutiu as potencialidades do mercado capixaba e as oportunidades para os jovens nos próximos 10 anos, especialmente em áreas econômicas que o ES já se destaca.
“Nossa economia é forte. Somos produtores de café, celulose, fabricantes de ônibus e muito mais. Ela está se tornando mais sofisticada e, com isso, vai precisar de mais pessoas que atuem nisso, com mais qualificação, em empregos de melhor qualidade. Se não aproveitarmos essas oportunidades, pessoas de outros estados vão aproveitar”, disse o vice-governador.
Empreendedorismo no futuro
Os painéis de empreendedorismo e foco em sucesso profissional foram discutidos pelo empresário e sócio da Apex, Ricardo Frizera, e pelo diretor da Marca Ambiental, Gustavo Ribeiro. Eles propuseram um debate sobre quais profissões estarão em alta até 2050.
De acordo com Frizera, as habilidades atuais vão além da escola, por exemplo, inteligência emocional, capacidade para resolução de desafios, criatividade e comunicação.
“Isso porque a IA vai roubar 75 milhões de empregos, mas também vai criar outros milhões. Ela fará atividades manuais e nós faremos ações mais estratégicas. Por isso, esteja ligado às tecnologias e veja como você pode participar desse processo”, completou o empresário.
Da mesma forma, o mestre em educação e doutorando em filosofia, Gabriel Tebaldi, e a estudante de Medicina e aluna observadora da Escola de Medicina em Neuro-oncologia da Universidade de Harvard, Gabriela Fonseca, discutiram temas importantes. Eles realizaram uma reflexão sobre a construção da identidade profissional e pessoal dos alunos.