O “pofexô”, ou professor, do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo, é um dos palestrantes da primeira edição do ano do Brazilian Regional Markets (BRM), movimento que tem como missão desenvolver os mercados regionais brasileiros.
A edição de Brasília do BRM terá ainda o vice-presidente Geraldo Alckmin; o governador do Estado, Renato Casagrande; o diretor-presidente da Cesan, Munir Abud; o CEO da Acciona Brasil, André De Angelo; o presidente da Apex, Fernando Cinelli, o prefeito da Serra, Weverson Meireles; o prefeito de Londrina, Tiago Amaral; entre outros.
O primeiro encontro do BRM acontece nesta terça, 18, a partir das 13h, no Royal Tulip Brasília Alvorada. O objetivo é atrair atenção para oportunidades de negócio e investimento nos estados mais promissores do país e destacar o papel do governo federal como catalisador do desenvolvimento nas regiões.
BRM debate mercados regionais
O BRM contará com painéis que abordam os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de mercados regionais. A programação inclui apresentações exclusivas de dados da Futura Inteligência e debates com autoridades e lideranças empresariais.
No painel “Integração entre governo federal e governo estadual para o desenvolvimento dos mercados regionais” do BRM, Renato Casagrande e Geraldo Alckmin discutem a importância dos investimentos em infraestrutura. Além disso, o debate passa pelo apoio do governo federal e das parcerias com o setor privado para alavancar o crescimento fora do eixo Rio-São Paulo.
Na sequência, o painel do BRM “Negócios que movem o Brasil: empreendedorismo regional e desenvolvimento” reunirá empresários para contar histórias de sucesso no empreendedorismo regional. Do mesmo modo, o painel levanta os desafios e as oportunidades de empreender fora dos grandes centros.
Os ministros André Fufuca (Esporte), Carlos Fávaro (Agricultura), e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) vão debater as pautas prioritárias. Bem como desafios e perspectivas de cada pasta para este ano.
O treinador e empresário Vanderlei Luxemburgo vai compartilhar sua trajetória desde o esporte até o mundo dos negócios. Do mesmo modo ele vai falar da importância do empreendedorismo e da inovação para o desenvolvimento da economia regional no Brasil.
No painel “Parcerias Público-Privadas: impacto no desenvolvimento regional do Brasil”, especialistas discutirão o papel das PPPs. Ou seja, a importância da iniciativa privada na viabilização de projetos estruturantes e na promoção de qualidade de vida para a população.
Já no painel “Cidades do futuro: cases de sucesso nos mercados regionais”, prefeitos de cidades que são referência nacional vão compartilhar estratégias transformadoras. De, por exemplo, como transformam seus municípios em polos de inovação e crescimento econômico.
A presidente do Podemos, Renata Abreu, e o vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, fecham o evento com o debate sobre as prioridades do Congresso. Nesse sentido, a discussão pretende mostrar quais são os desdobramentos para o desenvolvimento dos mercados regionais.