Economia

Evento une design e cadeia produtiva da madeira no ES

A Feira Espírito Madeira acontece em Venda Nova do Imigrante e a expectativa é receber mais 3 mil visitantes por dia

Foto: Divulgação

Entre os dias 14 e 16 de setembro, o Espírito Santo recebe o maior evento do setor produtivo de madeira do Brasil. A Feira Espírito Madeira – Design de Origem acontece em Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Estado, e a expectativa é receber mais 3 mil visitantes por dia.

A feira acontece no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão” e os visitantes terão acesso a 84 estandes com expositores, sendo 50 selecionados em edital da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O objetivo do evento é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros estados. 

Para isso, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários.

LEIA TAMBÉM: Fazenda prorroga até dia 12 prazo para credores se inscreverem em plataforma do Desenrola

O setor possui grande relevância econômica e promete gerar significativos impactos positivos. O diretor-presidente do Convention Bureau, Valdeir Nunes, destaca que a Espírito Madeira é um evento importante para consolidar Venda Nova na recepção de grandes eventos de negócios, girando a economia da cadeia do turismo na baixa temporada. 

“Vamos receber vários expositores, teremos capacitações, rodada de negócios, entretenimento, gastronomia, cervejarias e atrações culturais”, afirmou.

A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). 

Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira) e tem o patrocínio da Suzano e da Placas do Brasil.

LEIA TAMBÉM: Em segundo discurso do dia no G20, Lula enfatiza desigualdade e combate à fome

O empresário de marcenaria de alto padrão e presidente da Câmara Setorial Moveleira (Sindmadeira/Sindmol e Sindmóveis), Antônio Nicola Brazolino, enfatiza que o público pode esperar um evento bem estruturado, com grandes parceiros e apoiadores. 

“A feira tem o propósito de despertar a importância da questão florestal até o alto design. Nossos grandes parceiros e apoiadores geram credibilidade ao evento, que promete ser sucesso.”

A escolha de Venda Nova do Imigrante como sede da Espírito Madeira justifica-se pela acolhida do município, que representa uma das maiores regiões de reflorestamento comercial plantada do estado – 12,4% da área total do município – e com atividades madeireiras bastante ativas no Sul do Espírito Santo.

Para o prefeito da cidade, Paulinho Mineti, o projeto da feira se alinha perfeitamente com a vocação do município para eventos de sucesso e parcerias significativas.

“Venda Nova tem referência em eventos, e a Espírito Madeira será mais uma feira de sucesso e parceria. Um evento que vai extrapolar os limites do município e, com certeza, veio para ficar no calendário anual de Venda Nova”, apontou.

A programação prevê eventos como Rodada de Negócios; Espaço Maker (Faça Você Mesmo), com a Marcenaria Afetiva, numa abordagem minimalista; Olimpíadas da Madeira; conexões setoriais; linhas de crédito e produtos financeiros; máquinas e ferramentas, modelagem de novos negócios, exposições da fábrica de pios de Cachoeiro de Itapemirim e arcos de violino de pau-brasil de Aracruz. Além disso, haverá palestras com 27 conteudistas e shows de entretenimento..

Conteudistas confirmados

Graziela Vidaurre

Professora da Ufes há 13 anos e atuante em projetos de pesquisa na área de qualidade da madeira de florestas plantadas. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Qualidade da madeira da Ufes, em Jerônimo Monteiro.

Sandra Prochnow Greuel

Professora e coordenadora da única escola brasileira de Tornearia em Madeira em Pomerode (SC). Em 2009, foi enviada pela Prefeitura da cidade para a Região de Ergebirge, na Alemanha, para aprender e ensinar essa arte. Desde 2012, já ensinou mais de 400 alunos a arte e o encanto da tornearia em madeira. Especializada na tornearia dos tradicionais Quebra-Nozes e das figuras do Presépio.

Gil Chagas

À frente do perfil Cupim Banguelo no Instagram, Tik Tok e YouTube, é um dos poucos influenciadores na área de marcenaria e marcenaria criativa. Gil traz semanalmente para as redes sociais ideias e projetos criativos.

Ezio Tadeu Lopes (Base Verde Consultoria)

Engenheiro florestal e executivo com larga experiência em empresas de grande porte nos segmentos de papel e celulose, agronegócios e logística. No vasto currículo, constam experiência em implantação e gestão do Sistema de Garantia da Qualidade (IS0 9000/14000), Certificações FSC Forest Stewardship Council, Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor) e práticas ESG.

Flávio Baldan Alonso (Fbag Marchetaria)

Formado em Desenho e Projetos pela Unimep, se interessou pela marchetaria quando conheceu a técnica numa viagem em família. Atualmente, já são mais de 14 anos dedicados à marchetaria.

Fernando Mauro Belchior (FM Belchior Cursos Profissionais)

Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tem curso de marcenaria fina em madeira maciça pelo Rosewood Studio (Almonte, Ontário, Canadá), além de experiência nas áreas de projeto e produção de móveis em madeira maciça e MDF.

Celso Martini

É engenheiro eletrônico especializado em automação industrial e também sócio-diretor comercial da Marrari Automação. Atua há mais de 45 anos com automação industrial em diversos setores produtivos, como também em desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas, soluções e produtos.

Carlos Alberto Sacco (Grupo BMV)

Empreendedor e empresário com 40 anos de atuação no mercado e Tecnologia de Informação no Brasil e exterior. Cofundador da Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes), é diretor do setor de benefícios do Grupo BMV, que atua na área ambiental de créditos de sustentabilidade e biodiversidade com lastro registrado na B3. Investidor anjo e mentor de marketing e vendas do InovAtiva Brasil, se dedica a aproximar e gerar negócios entre startups e empresas.

Humberto Tufolo Netto

É diretor e fundador do Núcleo da Madeira. Experiência em planejamento de vendas e representação comercial na Montana Química S.A. por 40 anos. Coordenou ações de marketing voltadas ao mercado industrial madeireiro e moveleiro e participou na expansão da empresa no mercado Latino-Americano. Membro ativo na ABPM e colaborador em normas NBR relacionadas à madeira e preservação. Idealizou a campanha “Madeira de Verdade”, Abrafati. Consultor técnico em tratamento e acabamento de madeiras de engenharia para empresas da construção. Professor convidado no curso de pós-graduação do IPT- Núcleo da Madeira no tema “Tecnologia em Preservação de Madeiras”.

Serviço

Espírito Madeira – Design de Origem 2023

Data: 14 a 16 de setembro

Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)

Informações: https://espiritomadeira.com.br/