Economia

Ex-ministro da educação, Abraham Weintraub é reeleito diretor-executivo do Banco Mundial

Além do Brasil, o Weintraub irá representar outros oito países, durante os próximos dois anos no conselho do banco

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, foi reeleito nesta sexta-feira (30) para mais um novo mandado no cargo de diretor-executivo do conselho do Banco Mundial. O resultado da votação foi divulgada pela instituição. O mandato de dois anos de Weintraub começa neste domingo (01).

O ex-titular da pasta da Educação do governo Bolsonaro já ocupava uma cadeira na diretoria-executiva do banco como substituto. 

De acordo com o Banco Mundial, Abraham Weintraub foi eleito como representante de nove países. São eles: Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago. 

Weintraub deixou o Ministério da Educação em junho, após ter o nome envolvido em diversas polêmicas. O ex-ministro é alvo de dois inquéritos judiciais. Um deles investiga declarações racistas contra chineses e segundo busca esclarecer ameaças feitas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O Abraham Weintraub chegou ao cargo na diretoria do Banco Mundial com indicação do governo Bolsonaro.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.