A loteadora mineira Gran Viver Urbanismo escolheu o Espírito Santo para iniciar o seu processo de expansão. A empresa lançou na altura da BR-101, na Serra – Sede, o loteamento Cidade Verde Serra, com ofertas de lotes com metragem a partir de 200m², saindo por a partir de R$ 60 mil. Em entrevista exclusiva ao Folha Vitória, Gilberto Freitas, diretor da Gran Viver Urbanismo, justifica a vinda da empresa para o Estado, fala sobre o lançamento e sobre futuros investimentos.
1- Por que a Gran Viver escolheu o Espírito Santo para iniciar o processo de expansão da marca?
Fizemos essa opção por uma questão de estratégia. O Espírito Santo faz parte da região Sudeste, ou seja, é vizinho de Minas Gerais, que é o maior mercado da Gran Viver. Essa escolha permite fácil acesso para o gerenciamento dos trabalhos. Outro fator extremamente relevante é o mercado favorável para esse perfil de empreendimento.
2- Por que optar pela Serra e por que apostar num empreendimento econômico?
O mercado tem se mostrado pouco receptivo à oferta de condomínios residenciais fechados (com muro e lazer). A demanda hoje está mais voltada para empreendimentos abertos em locais próximos a regiões urbanas (o que chamamos de expansão urbana) de primeira moradia. Também identificamos uma demanda reprimida para o segmento econômico. O Cidade Verde Serra chega , localizado às margens da BR-101, oferecendo lotes a poucos minutos de toda a conveniência de comércios e serviços de Serra Sede. Além disso, uma pesquisa de mercado realizada no início de 2015, apontou uma demanda reprimida na região por produtos com este conceito.
3- A empresa tem outros investimentos previstos para o Espírito Santo?
É um mercado que nos interessa e estamos procurando outras alternativas de negócio.
5- Loteamento também é pensado para investidor? Até quantos % um lote pode ser valorizado e em quanto tempo?
A terra é um ativo seguro em qualquer tempo. A tendência é sempre de valorização a médio e longo prazos. O Cidade Verde Serra tem características voltadas para as famílias que buscam realizar o sonho da casa própria, mas também pode ser adquirido por pessoas que desejam aplicar seus recursos guardados na compra de lotes. Para quem tem este intuito, a dica é cautela. O momento agora é, sem dúvida, muito mais oportuno para utilidade pessoal.
5- Qual o perfil do público comprador?
O Cidade Verde Serra é voltado para famílias com foco em primeira moradia. São famílias que sonham sair do aluguel, morar no que é seu, porém com planejamento e com o desejo de construir uma casa que atenda verdadeiramente às suas necessidades.
6- Além do ES, a Gran Viver estuda lançar em outros Estados? Quando?
Sim. Temos terrenos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Há projetos em andamento, mas ainda não há previsão de lançamento.