É grande a expectativa da vinda do ministro da Secretaria Especial de Portos, Helder Barbalho, na próxima semana. A confirmação da vinda dele ao Espírito Santo para reiniciar as obras do Porto de Vitória foi do gabinete da senadora Rose de Freitas (PMDB), coordenadora da bancada capixaba no Congresso Nacional.
A necessidade primordial do setor produtivo é que haja escoamento da produção através do Porto de Vitória. Mas a entrada de navios de grande porte esbarra no problema estrutural por conta da profundidade do porto.
O contrato para a dragagem de aprofundamento e derrocagem do canal de acesso ao porto foi assinado pelo então ministro dos Portos Leônidas Cristino em maio de 2012. Desde então, a finalização da obra estava prevista para ser concluída em novembro do ano passado, mas acabou interrompida. A obra foi orçada inicialmente em R$ 500 milhões.
Embora tenha sido confirmada no gabinete da senadora, a assessoria de comunicação da Secretaria Especial de Portos contrariou a informação. Segundo assessores, existem algumas pré-condições a serem acertadas com o governo do Estado, mas que não foram concluídas. Portanto, os assessores não poderiam revelar o conteúdo da negociação da vinda do ministro.