Economia

Expo Construções 2014 atrai 10 mil visitantes e estimula negócios superiores a R$ 20 milhões

Expo Construções chega ao fim com saldo positivo para o setor da construção civil.

A primeira grande feira do setor da construção no Estado, a Expo Construções 2014, recebeu 10 mil visitantes de 14 estados brasileiros, durante os quatro dias do evento, no Pavilhão de Carapina. As rodadas de negócios e as negociações feitas nos estandes são estimadas em contratos futuros de cerca de R$ 20 milhões.

A participação de construtoras e de lojistas de material de construção na feira, as rodadas promovidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-ES) e a ampla grade de palestras técnicas do Qualicon motivaram a confirmação da grande maioria dos expositores na edição do próximo ano.

O representante da Casa do Construtor na Serra Leonardo de Carvalho elogiou o público alvo do evento, que considerou bem segmentado. “Nós recebemos pessoas realmente interessadas nos produtos que estamos expondo aqui, e não apenas curiosos. Muitos clientes novos para quem mostramos nossos diferenciais”, comentou.

Além de ampliar a carteira de clientes, muitos expositores receberam seus parceiros comerciais, como foi o caso da Estrela Vidros. “O ambiente da feira é muito propício para estreitar relacionamentos. Recebemos nossos parceiros e para quem não nos conhecia apresentamos a expertise da empresa”, avaliou Nicéia Maria, diretora financeira.

A Ellus Tintas confirmou a presença em 2015. “Recebemos um público muito interessado em toda a nossa linha de produtos e a resposta para a empresa foi ótima. É um evento que o mercado capixaba estava precisando”, afirmou Maxwel Calegário, diretor da empresa.

O presidente da Findes, Marcos Guerra, ressaltou que a feira foi uma vitória do associativismo capixaba. “Com a integração dos setores produtivos, teremos mais força para desenvolver bons projetos e criar novas oportunidades para a indústria”.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon-ES), Aristóteles Passos Costa Neto, “a parceria feita para a realização da Expo Construções foi positiva. Alcançamos resultados relevantes e percebemos ainda, por meio de uma sondagem que fizemos, que o expositor também está satisfeito. Para o Sinduscon-ES é motivo de orgulho participar dessa parceria e o resultado final beneficia toda a cadeia produtiva da indústria da construção”.

O coordenador da feira, Glauco Ferrer, da Milanez & Milaneze, reforçou a importância da feira como estimuladora na realização de negócios para o setor e confirmou a satisfação dos expositores, que já estão reservando espaços para a edição de 2015, que será lançada ainda neste ano. “Foi uma semana marcante para a indústria capixaba da construção que pela primeira vez teve a oportunidade de mostrar diversos produtos, serviços e técnicas, que prometem economia de tempo, de custos e praticidade”.

A Expo Construções 2014 reuniu 150 expositores no Pavilhão de Carapina, em uma área de 10 mil metros quadrados. A feira é uma iniciativa da Findes, através da Câmara Setorial da Indústria de Materiais da Construção, numa correalização do Sinduscon-ES e Sebrae-ES. Promoção e organização da Milanez & Milaneze em parceria com VeronaFiere e patrocínio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), ArcelorMittal, Sesi, Senai e IEL, Caixa, Samarco e Crea-ES.áticas.