Economia

Falta de liderança compromete competitividade de pequenos negócios

Veja as dicas da analista do Sebrae/ES para capacitar seus líderes para que sejam aptos a atuar em três frentes


Com cenários cada vez mais competitivos, tanto as grandes quanto as pequenas empresas estão de “olhos bem abertos” também aos fatores internos que impactam seus negócios, sendo um deles, disparadamente, o perfil de liderança presente em suas equipes. Isso porque ser chefe pode até ser fácil, mas liderar com eficácia é um desafio um pouco mais complexo. A boa notícia, entretanto, é que é possível desenvolver essa habilidade nos profissionais e até mesmo no empreendedor com treinamentos específicos após um processo de avaliação.

De acordo com a analista do Sebrae/ES Rosilane Gripa, uma empresa com liderança ausente ou falha e que não compartilha de forma efetiva com as equipes a visão, as metas e as diretrizes de atuação, a médio e longo prazo registra perdas de produtividade e resultados, porque naturalmente os empregados são subaproveitados. “O risco é a ausência de direcionamento estratégico, pois ao trabalharem sem entender muito bem o papel deles, esses colaboradores têm dificuldade de atuar na direção, atingindo os resultados necessários para a sustentabilidade da empresa”, comenta.

Rosilane explica que, mesmo em pequenos empreendimentos, nos quais muitas vezes o sócio é o único líder da organização, investir no desenvolvimento da postura de liderança dele é uma ação estratégica. Isso porque muitos sócios assumem comportamentos autoritários e centralizadores, com decisões impostas e não compartilhadas, que geram ambientes hostis, marcados por rotatividade alta, esgotamento mental, sobrecarga de trabalho e falta de motivação, o que impacta diretamente no desempenho do funcionário.

Nesse sentido, a dica da analista é capacitar seus líderes para que sejam aptos a atuar em três frentes:

–> Ficar de olho no futuro: Cuidar do presente, mas também observar o futuro, acompanhando de perto as mudanças aceleradas do mundo atual, buscando ser flexível para melhorar sempre, e apontando caminhos para a equipe evoluir junto.

–> Valorizar a equipe e celebrar as vitórias: Dar mérito e reconhecer sistematicamente o desempenho dos liderados é fundamental. Criar momentos comemorativos que marquem essas conquistas também é muito bem-vindo.

–> Ter capacidade de inovar: Enxergar oportunidades e buscar inovar em seus processos, visando sempre mais produtividade e melhores resultados.

Nesse processo, Rosilane enfatiza que o Sebrae/ES possui capacitações com conteúdos que abordam os temas liderança, comportamento e planejamento, como o Empretec, o Líder Coach, e o Planejamento Estratégico Avançado. Todos podem ser conhecidos em www.es.sebrae.com.br. Capacitações on-line gratuitas, por exemplo, em “Gestão de equipes como diferencial competitivo” e “Como desenvolver times de alta performance” também estão disponíveis em www.ead.sebrae.com.br.