Rede social é a mais utilizada para vendas, de acordo com pesquisa.
83% dos MEIs utilizam o Whatsapp para vender produtos ou serviços
O Whatsapp é a ferramenta digital mais utilizada por MEIs para vendas e fechamento de negócios, de acordo com uma pesquisa realizada pela MaisMei, plataforma de gestão para Microempreendedores Individuais (MEI) .
O aplicativo de mensagens foi citado por 83% dos entrevistados durante o levantamento que analisou o perfil dos microempreendedores brasileiros e ouviu mais de 6 mil usuários ao longo de 2023.
Em segundo lugar ficou o Instagram, citado por 48,52%, seguido do Facebook, utilizado por 37,20% dos MEIs.
Outras alternativas, como ferramentas do Google ou até mesmo o Tik Tok apresentaram resultados bem abaixo, e chama a atenção que apenas 9,20% utilizam marketplaces – em tese os espaços mais apropriados para exposição e vendas de produtos ou serviços, enquanto 7,77% afirmaram que possuem site próprio.
A explicação para a disparidade do Whatsapp em relação a qualquer outra alternativa, na visão da head de contabilidade da MaisMei, Kályta Caetano, está na familiaridade que as pessoas já possuem com o aplicativo e, principalmente, pela praticidade que ele oferece através da função de pagamentos.
“O Whatsapp é, no Brasil, o meio mais utilizado para troca de mensagens, tanto de caráter pessoal quanto profissional. É difícil encontrarmos alguém que não o utilize, enquanto redes sociais também populares como o Facebook ou Instagram variam conforme o gosto de cada usuário, considerando a finalidade principal”, explica.
Segundo ela, a plataforma permite criar perfis profissionais, além de disponibilizar um meio de pagamento dentro do próprio aplicativo, o que facilita a negociação.
A transferência de dinheiro através do aplicativo de mensagens começou no Brasil em 2021. Naquele ano, o mesmo levantamento da MaisMei mostrou maior preferência pelo Facebook, até então utilizado por mais da metade dos entrevistados (56%).
Kályta Caetano ressalta que a pesquisa considerou múltiplas alternativas por parte dos entrevistados, ou seja, muitos disseram que utilizam mais de uma ferramenta em conjunto.
“É comum que empreendedores de pequeno porte utilizem o Facebook e o Instagram, entre outras plataformas como marketplaces convencionais, para expor seus produtos ou serviços e linkar o Whatsapp para quem desejar mais informações e negociar condições. Novamente, temos de considerar que é o aplicativo de mensagens instantâneas que os brasileiros têm mais afinidade”, ressalta Kályta.