Um terço dos funcionários que atuam em lojas de shoppings poderão ser demitidos com o fechamento das unidades aos domingos. Isso é o que estima a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo. O pedido é uma reivindicação do Sindicato dos Empregados no Comércio.
A intenção é que as lojas fechem aos domingos em todos os shoppings centers do Estado. Segundo o presidente do Sindicomerciários, Jakson Andrade Silva, os trabalhadores estão seguindo uma portaria do Ministério Público do Trabalho.
“A portaria prevê que só mediante acordo coletivo com o sindicato da categoria as lojas podem abrir aos domingos; caso contrário, as lojas não podem obrigar os funcionários a trabalhar”, informou o presidente.
Segundo o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, a mudança, caso aconteça, trará grande prejuízo. Além de cerca de 30% de demissões, o fechamento pode aumentar a crise enfrentada pelo comércio desde o começo do ano.
“Todos nós sabemos que o país está atravessando a pior crise dos últimos dez anos. Não é hora de fechar as portas e sim de abrir novas possibilidades de emprego e de negócio com os consumidores”, afirmou Sepulcri.