Economia

Fechamento das lojas de shoppings aos domingo pode provocar demissões em massa no ES

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do ES, medida poderá fazer com que empresários demitam um terço dos funcionários que atuam no setor

Medida causará demissão de um terço dos funcionários de lojas dos shoppings capixabas Foto: TV Vitória

Um terço dos funcionários que atuam em lojas de shoppings poderão ser demitidos com o fechamento das unidades aos domingos. Isso é o que estima a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo. O pedido é uma reivindicação do Sindicato dos Empregados no Comércio. 

A intenção é que as lojas fechem aos domingos em todos os shoppings centers do Estado. Segundo o presidente do Sindicomerciários, Jakson Andrade Silva, os trabalhadores estão seguindo uma portaria do Ministério Público do Trabalho.

“A portaria prevê que só mediante acordo coletivo com o sindicato da categoria as lojas podem abrir aos domingos; caso contrário, as lojas não podem obrigar os funcionários a trabalhar”, informou o presidente.

Segundo o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, a mudança, caso aconteça, trará grande prejuízo. Além de cerca de 30% de demissões, o fechamento pode aumentar a crise enfrentada pelo comércio desde o começo do ano.

“Todos nós sabemos que o país está atravessando a pior crise dos últimos dez anos. Não é hora de fechar as portas e sim de abrir novas possibilidades de emprego e de negócio com os consumidores”, afirmou Sepulcri.