A alta nos preços dos alimentos está desafiando o brasileiro, a alternativa para não afetar o orçamento é diversificar o cardápio. Como é o caso do feijão preto que acumula alta de 28,92% no ano e o feijão carioca, de 12,12%, segundo o IBGE.
O economista André Braz, coordenador do IPC do FGV IBRE, alertou que passando ou não por um período de aumento no preço dos alimentos, precisamos ter atenção nos produtos da safra e não comprar o que está caro.
Durante entrevista ao R7 Economize, a nutricionista Adriana Stavro elaborou uma lista com dez substitutos que estão com o preço mais em conta.
Ervilha
Rica em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio, entre outras. Faz bem ao coração, previne a diabetes, fortalece os ossos e o sistema imunológico.
Feijão-azuqui
Rico em fibras, proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico, folato, manganês, fósforo, potássio, cobre, magnésio, zinco, ferro e antioxidantes. Por isso, é muito benefícios à saúde, segundo Adriana.
Feijão-de-fava-branca
Com uma grande quantidade de proteínas, fibras, além de manganês, ácido fólico e minerais que atuam no sistema imunológico, de acordo com Adriana.
Feijão-fradinho ou feijão-de-corda
É rico em fibras, essencial para a manutenção do processo digestivo saudável e diminuição da constipação, segundo Adriana. Também ajuda na redução do risco de doença cardíaca e diabetes. Também possui bastante proteína
Feijão-moyashi
Rico em cálcio, fósforo, ferro, além de vitaminas do complexo B que são essenciais ao crescimento, evitam a queda de cabelos e infecções de pele.
Feijão-vermelho
Fonte de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce, conta Adriana. Também são bons para o coração e a circulação, protegem contra doenças cardiovasculares e previnem o desenvolvimento de tumores.
Lentilha
Rica em fibras e carboidratos com baixo índice glicêmico e oferece alto poder de saciedade por retardar a digestão e absorção, explica a nutricionista Adriana Stavro. O grão também tem ácido fólico, magnésio, zinco, ferro e proteína e contribui para o funcionamento adequado do intestino. Há opções de lentilhas verdes, pretas e marrons.
Com informações do portal R7