Economia

Feira de mármore e granito promete movimentar o Estado no fim do mês

Cachoeiro Stone Fair reunirá 220 expositores nacionais e internacionais do setor de rochas e maquinários. São esperados cerca de 25 mil visitantes

Imagem aérea da feira do ano passado Foto: Divulgação

De 26 a 29 de agosto, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim – considerada a capital brasileira do mármore – receberá visitantes de mais de 600 locais do Brasil e do mundo para a 38ª edição da Cachoeiro Stone Fair

A feira pretende receber cerca de 25 mil visitantes. Este ano, 30 dos 220 expositores são de países como Argentina, Nova Zelândia, China, França, Espanha e Itália. 

“O setor de rochas tem conseguido destaque no cenário econômico brasileiro, e a feira tem conseguido atrair esses expositores. Prova de que as coisas vão melhorar ainda mais com empresas produzindo e criando inovações para o segmento”, afirmou uma das organizadoras do evento, Cecília Milaneze.

O setor

O Brasil possui uma imensa quantidade de riquezas minerais com grande potencial exportador no setor de rochas ornamentais. É o oitavo país em exportação de blocos e o quinto maior em rochas ornamentais acabadas.

Atualmente, o mercado de rochas no país movimenta cerca de U$ 2 bilhões por ano. São mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais encontradas em solo brasileiro e exploradas por 12 mil empresas instaladas por todo o território nacional, gerando 100 mil empregos diretos. 

Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor estão no Espírito Santo.