Economia

Feira deve gerar R$ 7 milhões em negócios no Espírito Santo

Projeto desenvolvido pelo Sebrae-ES para estimular o contato entre empresários e expositores foi realizado durante a Expo Construções 2014, que aconteceu na Serra

A feira levou ao evento cerca de 250 lojistas de material de construção. Foto: Divulgação

A perspectiva do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-ES) é de que R$ 7 milhões em negócios sejam fechados nos próximos meses como resultado da Rodada de Negócios Itinerante, que aconteceu na Expo Construções 2014, primeira grande feira do setor da construção, que vai até sexta-feira (7), no Pavilhão de Carapina.

 A rodada levou ao evento cerca de 250 lojistas de material de construção, considerados potencias compradores de produtos e serviços de expositores presentes na feira. As estimativas de negócios no primeiro contato, realizado nos estandes já superaram as expectativas.

 Os dados foram contabilizados através de uma pesquisa realizada pela instituição com os participantes das caravanas, que vieram do Rio de Janeiro (Itaperuna), da Bahia (Itabuna e Ilhéus) e ainda de municípios das regiões Noroeste, Norte e Sul do Espírito Santo.

 O diretor da Thermopor, Patrício Gilles, ressaltou que recebeu visitas de donos de material de construção, principalmente do Norte do Estado. “Esses contatos foram muito proveitosos e espero que resultem em bons negócios”, afirma o empresário.

 Além das expectativas de negócios, a pesquisa efetuada ainda trará como resultado um diagnóstico empresarial individual para cada expositor apoiado pelo Sebrae-ES com informações sobre negócios, atendimento, produto/serviço, força de vendas, preços, prazos, promoção e material.

 A compilação dessas avaliações será entregue após a feira aos empresários e vai dar origem a um plano de melhorias para cada setor. “Este diagnóstico tem uma grande importância e relevância para as empresas expositoras, pois o mesmo é fruto das percepções e avaliações do cliente que revende seus produtos/serviços, principal canal de comercialização da cadeia de material de construção”, analisa Herberth Andrade de Paiva Gonçalves, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-ES.

 Com o objetivo ainda de aproximar os micro e pequenos empresários de grandes compradores e de desenvolver novos negócios e mercados, o Sebrae-ES promove ainda rodadas de negócios e de crédito até o último dia da Expo Construções 2014.

 O evento conta com a participação de 150 expositores dos segmentos de cerâmica vermelha, vidro, plásticos (tubos e conexões), química (tinta e argamassa), cimento, gás, pedreira, rochas, esquadria, paisagismo, móveis em série e marcenaria e tecnologia de informação, reunidos em uma área de 10 mil metros quadrados.