Economia

Feira metalmecânica capixaba reúne 180 expositores e prevê negócios de mais de R$ 50 milhões

Mec Show 2014 começa nesta terça-feira (22) e será palco de reuniões, palestras e lançamento da agenda estratégica da área de petróleo e gás do Estado

Organizadores do evento esperam repetir sucesso do ano passado Foto: ​Divulgação

Cento e oitenta expositores nacionais e internacionais estarão reunidos a partir desta terça-feira (22) para apresentar as novidades no setor metalmecânico brasileiro durante a Mec Show 2014 – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação, que segue até sexta-feira (25), no Pavilhão de Carapina. A previsão dos organizadores é de que os negócios a superem os da última edição, de mais de R$ 50 milhões, atraindo um público de mais de 17 mil visitantes.

O ponto alto da abertura do evento, com funcionamento das 14 às 21 horas, será o lançamento no primeiro dia da agenda estratégica do fórum de petróleo e gás do Espírito Santo. O fórum tem o objetivo de maximizar as ações e os projetos voltados para a cadeia do setor no cenário estadual, fazendo com que os fornecedores locais ampliem seus negócios de forma organizada, conferindo maior visibilidade para as empresas do segmento. Além disso, a organização passará a cuidar dos projetos do Prominp regional.

A feira, em sua sétima edição, vai apresentar as novidades na área de metalmecânica, energia e automação. São produtos e serviços especializados para empresas voltadas para um dos principais segmentos da economia capixaba, que representa 17% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável por mais de 25 mil empregos diretos em um universo de 1.200 empresas.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer-ES), Manoel Pimenta, cada dia mais o setor se consolida como um dos mais importantes do Estado e do Brasil. “A Mec Show 2014 é uma grande oportunidade das empresas locais apresentarem a qualidade e diversidade de seus produtos e serviços”, disse.

Já o presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec), Antônio Falcão, destacou que no atual cenário econômico do Espírito Santo, o setor metalmecânico precisa inovar para crescer. “A Mec Show, ao reunir detentores de tecnologia, fabricantes de equipamentos e fornecedores, é o ambiente perfeito para mostrar esse caminho”, lembrou.

Programação paralela

Assim como nas edições anteriores, a Mec Show 2014 manterá o ritmo forte com uma ampla programação paralela. Um dos pontos altos é a 3ª Conferência da Indústria de Petróleo, Gás e Indústria Naval do Espírito Santo, que reúne importantes players do mercado nacional e internacional. A feira contará ainda com Rodadas de Negócios, road shows, cursos e palestras técnicas nas áreas de automação, manutenção e segurança.

O coordenador do evento, Marcos Milanez, ressaltou ainda que a presença de importantes empresas nacionais e locais e a participação de novos expositores fortalecem a proposta da feira, que é reunir as principais fornecedoras da cadeia produtiva do setor metalmecânico, se tornando um palco de novidades, networking e negócios.

A Mec Show 2014 é uma promoção do Sindifer-ES e do Cdmec, com realização da Milanez & Milaneze em parceria com VeronaFiere. A feira tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Mec Show 2014

Data: de terça a sexta-feira (22 a 25 de julho), no Pavilhão de Carapina – Serra – ES
Horário: 14 às 21 horas, com acesso até as 20h
Inscrição: A feira é voltada para profissionais e empresários do setor, com credenciamento feito pelo site www.mecshow.com.br