O saque-aniversário do FGTS foi liberado nesta quarta-feira (02), para nascidos em março. Em 2021, 17,9 milhões de trabalhadores optaram pela modalidade, com saques totais de R$21,1 bilhões, segundo a Caixa.
O saque-aniversário permite a retirada de uma parcela do fundo total do FGTS, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador.
A opção pode ser realizada no aplicativo de celular FGTS, no site, pelo Internet Banking Caixa ou nas agências físicas.
Como funciona
O trabalhador que migrar para o saque-aniversário e quiser voltar para o saque-rescisão, poderá fazer a reversão a qualquer momento.
Contudo, segundo a Caixa, a alteração só é efetivada 25 meses depois da primeira solicitação. Ou seja, o optante fica “preso” por dois anos e um mês no saque-rescisão.
É importante destacar, ainda, que o trabalhador que faz a escolha pelo saque-aniversário e é demitido sem justa causa não poderá sacar o saldo do FGTS de sua conta.
Parte do saldo estará disponível para saque apenas no próximo aniversário do optante. Por isso, neste caso, o trabalhador poderá sacar o valor referente à multa rescisória.
Entenda:
Saque-aniversário – Saque-rescisão
Saca parte do saldo – saca saldo total
Saca anualmente – saca somente na rescisão
Saca a multa rescisória – saca a multa rescisória
Quem pode optar pelo saque-aniversário?
Qualquer trabalhador que tiver, no mínimo, saldo 500 reais em uma conta ativa ou inativa de FGTS.
É preciso também fazer a escolha pela modalidade. Antes dessa opção, todos os trabalhadores estão no tipo saque-rescisão.
Valores para retirada
O valor do saque é um percentual da conta do trabalhador. Para o mínimo, de 500 reais, serão liberados os 50% do saldo. Esse percentual diminui conforme aumenta o valor em conta do FGTS.
Para os saldos com mais de 500 reais, ainda, os saques serão acrescidos de uma parcela fixa.
Confira:
Confira o novo calendário para pagamento do saque-aniversário
O governo federal divulgou o novo calendário para saque-aniversário do FGTS em 2022. O trabalhador tem data de início e data fim da disponibilidade do recurso.
Se o trabalhador não fizer o saque do recurso até a data estipulada, o valor volta automaticamente para a sua conta no FGTS.
Cuidado com fraudes
Neste período, é fundamental se prevenir contra fraudes e golpes. Por isso, a CAIXA orienta a utilização de seus canais oficiais para obter informações sobre saldo e saque do FGTS.
A CEF aconselha, ainda, que o trabalhador não forneça senha e dados de acessos e outros sites e aplicativos que não sejam do FGTS ou da própria CAIXA.