Economia

Findes lança indicador que detalha ambiente de negócios nos municípios capixabas

Indicador de Ambiente de Negócios reúne 39 índices, divididos em 10 categorias e 4 eixos que apontam como cada município do Estado está em relação à geração de atividade econômica

Foto: Divulgação

Um índice que aponta onde o ambiente de negócios é mais favorável ao empreendedor. Este é o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) que a Federação das Indústrias do Estado lança nesta terça-feira, às 18h, via YouTube. A ferramenta reúne 39 indicadores, divididos em 10 categorias (condições urbanas, segurança pública, transporte, acesso ao crédito, diversidade econômica, inovação, tamanho do mercado, educação, saúde e qualificação da mão de obra), agregadas em 4 eixos (infraestrutura, capital humano, gestão fiscal e potencial de mercado). E além de ser uma ferramenta para o empresariado, também pode servir como orientação aos novos gestores municipais que assumem em 2021.

“Assinamos parceria com o Tribunal de Contas do Estado e com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) para compartilhar dados. Na época da eleição alguns candidatos a prefeito pediram agenda. Nós então fizemos a apresentação dos dados, sempre de forma estratificada. O lançamento do IAN 2020 estava previsto para setembro, mas em função da eleição, preferimos não divulgar os dados”, disse a presidente da Findes, Cristhine Samorini.

Esta é a segunda edição do IAN e a novidade são os dados relativos à saúde que foram acrescentados. “Procuramos apresentar uma forma de olhar mais ampla do setor. Não basta esperar o setor público. Tem que se envolver enquanto cidadão”, afirmou o economista-chefe da Findes e Diretor Executivo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), Marcelo Saintive.

Saintive também destacou a metodologia empregada no IAN para tornar uma ferramenta realmente eficaz e direcionada às realidades do Estado. “Existem vários indicadores no Brasil, mas o único voltado para todo o Estado é o IAN. Seguimos o manual da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que nos dá um conforto em relação aos dados que apresentamos. O índice é formado por 13 fontes de dados, 20 bases de dados e 39 indicadores. E 56% são voltados para 2019, ou seja, são as informações mais recentes. A atualização é anual, mas os dados da saúde devem ser atualizados a cada mês”, revelou Saintive.

O IAN 2020 pode ser visto como um fator de atração de investimentos, ao auxiliar os empreendedores a conhecer as realidades específicas sobre ambiente de negócios dos municípios do Espírito Santo. Além disso, permitirá a análise da evolução dos indicadores para cada município do ES, entre 2019 e 2020. Com isso, os gestores públicos, empresários e a sociedade em geral passam a ter não só um retrato da situação do ambiente de negócios do seu município, mas também conseguem analisar essa situação de forma dinâmica em dois diferentes períodos.

A apresentação dos dados continuará sendo pelo Portal da Indústria do ES em que os municípios recebem uma pontuação para cada um dos eixos e uma pontuação agregada. As pontuações são obtidas por uma média quantitativa de indicadores mapeados e ponderados por uma metodologia pré-definida. Os dados poderão ser acessados para cada um dos eixos, para cada categoria e para cada um dos indicadores constituindo em uma ferramenta de identificação de gargalos e de boas performances locais em um nível considerável de detalhes.

“Vale Reforçar que é uma entrega muito grande para ajudar o ambiente de negócios. O objetivo não é dar nota aos prefeitos, mas impulsionar o desenvolvimento econômico em cada município”, ponderou a presidente da Findes. 

Serviço:
Lançamento IAN 2020 – Indicador do Ambiente de Negócios
Horário: 18h
Link: https://www.youtube.com/watch?v=g8H_1TIVbgw&feature=youtu.be