Economia

Oitenta postos de gasolina serão fiscalizados até o final da semana na GV

Fiscalização nos postos de combustíveis começou, nesta segunda-feira (13), a pedido da frente parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado (Ales) que investiga o aumento dos preços

Gasolina é testada pelo Procon Estadual Foto: TV Vitória

A fiscalização nos postos de combustíveis começou, nesta segunda-feira (13), a pedido da frente parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) que investiga o aumento desenfreado dos preços da gasolina da Grande Vitória.

Os fiscais checam quantidade de gasolina que sai da bomba, qualidade do combustível, e funcionamento geral da bomba. Até o final desta semana, 80 postos deverão ser fiscalizados.

“A gente faz a vazão de 20 litros para verificar se o consumidor não está sendo lesado na vazão daquele bico, e testamos todos os bicos do posto”, explicou Luciano Simor Ferreira, agente de fiscalização do Procon Estadual. 

A gasolina tem que ter padrão. Em alguns testes os fiscais verificam a quantidade de álcool misturada à gasolina. “A gente coloca 50 ml de água e adiciona 50 ml de água para medir se a quantidade de 27% de etanol permitido pela ANT está adequado”, contou Ferreira. 

Os resultados dos testes serão encaminhados para vários órgãos, entre eles o Ministério Público “Se houver adulteração de combustível vamos interditar a bomba, os dados compilados serão encaminhas ao Ministério Público”, garante Denize Isaita diretora do Procon-ES.