O número de demissões no Espírito Santo superou o de admissões, resultando em um saldo negativo de 3.022 vagas. É o que aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quarta-feira (23), pelo Ministério da Economia. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil já atinge mais de 12 milhões de brasileiros.
Se você, infelizmente, perdeu seu emprego e faz parte dessa estatística, pode encarar esse momento como uma oportunidade para começar o tão sonhado negócio próprio.
Segundo a consultora e especialista em gestão de pessoas, Gisélia Curry, quando a pessoa é demitida o desafio inicial é o controle psicológico. Após essa “barreira”, o profissional deve buscar novamente se introduzir no mercado.
“Ele tem que trabalhar 8 horas por dia para sua recolocação profissional. Nada de ficar em casa vendo TV e esperando o tempo passar. Antes de disparar currículos, algo que não ajuda muito, deve fazer um planejamento, analisar o mercado e ver as áreas em alta. Com base em suas habilidades e competências, buscar a vaga ideal de emprego”, avalia a consultora.
Gisélia também ressalta que o foco é fundamental. “O discurso de ‘procuro qualquer coisa’ não é o ideal. O profissional deve apresentar ao mercado o seu diferencial competitivo. Esse é um passo estratégico e importante na recolocação profissional e para se colocar um degrau acima da concorrência”.
A consultora também destaca a utilização do Networking , isto é, a rede de contatos profissionais, a formulação de um bom currículo e a preparação na hora da entrevista para aumentar as chances de garantir o emprego desejado.
Obstáculos
Engana-se quem acha que ter o próprio negócio seja sinônimo de trabalhar menos. A empreitada requer conhecimento, capacitação e muita atitude. Investir em uma loja virtual, ou em qualquer outra forma de empreendimento, pode, sim, ser bastante rentável. Mas o início de qualquer negócio, especialmente em um cenário econômico instável, não é fácil. Acreditar no potencial da sua ideia é fundamental para levar o empreendimento em frente e encontrar o sucesso!
Saiba como aplicar o seu dinheiro
Utilizar as economias para dar o pontapé inicial no novo empreendimento é uma escolha coerente, porém é necessário que a aplicação seja feita com cuidado para que não acabe deixando você no prejuízo. Além disso, atente-se para outras obrigações que podem exigir parte desse dinheiro, como despesas pessoais ou familiares. Não invista toda a grana de uma vez só!
Planejamento
O financeiro não é o único ponto que precisa estar bem alinhado na organização de um novo empreendimento. Cada passo deve ser planejado com atenção para ter estratégias bem afinadas e um modelo de negócio funcional e passível de sobreviver em mudanças de cenário. Será necessário estudar os clientes, concorrentes, fornecedores, mix de produtos, preços a praticar, investimentos a realizar, gastos, estimativa de faturamento, abrangência das vendas.
Mundo online
Embora o cuidado com o planejamento de um negócio digital seja semelhante ao dos empreendimentos tradicionais, as especificidades existem e precisam ser lembradas! Existem algumas particularidades que não estão presentes no mundo físico e que precisam ser incorporadas aos estudos e ao planejamento de um empreendimento online, tais como: registro do domínio, provedor de hospedagem do site, contratação da plataforma de e-commerce, meios de pagamento online, canais de atendimento ao cliente específico, divulgação específica etc.
Investir em cursos de especialização
Aproveite para estudar o mercado e tomar uma decisão de curso de pós-graduação, por exemplo, baseada na realidade do mercado, e não na antiga colocação que você tinha em determinada empresa. O mestrado também pode ser uma boa alternativa para impulsionar a sua carreira profissional depois de uma demissão. Além de ampliar o seu networking, que pode lhe proporcionar propostas de recolocação, você ainda dá espaço para mais oportunidades de atuação: a acadêmica.
Fazer um curso de idiomas
Muitas vezes, quando trabalhamos em empresas, acabamos sendo engolidos pela rotina coorporativa com o cumprimento de metas, reuniões e projetos. Por isso, muitos planos de investir em atividades paralelas à profissional acabam sendo adiadas e ficando para um depois que nunca chega. Se matricular em um curso de idiomas pode ser uma boa alternativa, já que você vai dispor de tempo para se dedicar aos estudos, o que facilita o processo de aprendizado. Além de ser uma forma de conhecer novas pessoas, você ainda investe na sua capacitação profissional.