Economia

Folha Vitória estreia coluna sobre negócios, investimentos e inovação

Assinada pelo economista Ricardo Frizera, a Mundo Business irá apresentar aos leitores do jornal online os principais nomes e empresas do Espírito Santo, além de informações sobre novos negócios, investimentos, tecnologia e inovação

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O Folha Vitória traz mais uma novidade! É a coluna Mundo Business,  que será assinada pelo  empreendedor e investidor Ricardo Frizera. A partir de domingo (03),  os leitores do jornal online vão poder conferir, diariamente, informações sobre novos negócios, investimentos, tecnologia e inovação, além de conhecer um pouco mais dos principais nomes e empresas do Espírito Santo. 

Com experiência no mercado financeiro, tendo atuado com gestão de ativos mobiliários e imobiliários, o colunista possui cursos de administração e economia na Universidade de Harvard (EUA),  Foundation for Economic Education (EUA) e Universidad de Los Andes (Chile). Frizera quer apresentar aos leitores o panorama econômico no Brasil e no mundo, além de ideias e negócios que estão sendo desenvolvidos no estado.

“A coluna irá abordar questões do mercado econômico, como formas de investimento, startups, educação financeira, tecnologia e inovação. Além disso, vamos dar voz `às lideranças do estado, sempre buscando mostrar aos capixabas o que está acontecendo no mundo. Dessa forma, vamos tentar responder a seguinte pergunta: você conhece a economia do Espírito Santo?”, ressalta Frizera. 

Confira a entrevista com o novo colunista do Folha Vitória:

Nos Estados Unidos, mais da metade da população investe no mercado acionário. No Brasil, esse número é de apenas 0,5%. Por que o brasileiro investe tão pouco?
Acredito ser um problema de educação financeira.O brasileiro precisa aprender a poupar e investir. Investir não é somente colocar dinheiro na poupança, isso é perder dinheiro. Investir é uma atividade ligada ao mercado de ações e fundos de investimento. 

O Brasil está preparado para ser uma potência em investidores?
Ainda não. Um dos principais motivos do Estados Unidos ser uma potência econômica não é somente a questão regulatória, mas também ser um estado enxuto, com leis que favorecem ao empreendedorismo. Precisamos de leis mais claras, e simplificar e reduzir a carga tributária em todo o país. Além disso, a educação financeira será fundamental no desenvolvimento de novos investidores. 

Investir ainda é um tabu para muitos brasileiros. Ser um investidor é mesmo tão complicado? 
Investir não é complicado. Hoje, com todas as facilidades do mercado, você não precisa ter conhecimento, e sim uma boa assessoria de investimentos. Essa história de que para investir precisa ser um economista ou especialista é mentira. Com o básico de informações, e um pouco de dedicação,  você pode realizar investimentos através do próprio celular. Acredito que o brasileiro precisa mudar a forma como vê o mercado financeiro. Hoje, no Espírito Santo, a estrutura para receber e cuidar dos investidores está cada vez melhor. Um mercado movimentado é fundamental para o desenvolvimento econômico. É ele que conecta investimentos e empreendedores, fazendo com que a economia gire.