Economia

França, Portugal e Espanha anunciam construção de 'corredor de energia verde'

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que o plano é conectar a Península Ibérica à França e ao mercado europeu de energia por meio de um gasoduto de Barcelona

Foto: Reprodução/Pexels

Os líderes de França, Portugal e Espanha disseram nesta quinta-feira, 20, que concordaram em substituir a proposta de conexão de gasoduto entre a Península Ibérica e a França por um ‘corredor de energia verde’ submarino que eventualmente transportaria hidrogênio.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que o plano é conectar a Península Ibérica à França e ao mercado europeu de energia por meio de um gasoduto de Barcelona, através do Mar Mediterrâneo, até Marselha, na França.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Ele disse que poderia ser usado para transportar gás natural temporariamente, antes de começar a transportar hidrogênio. Nenhum cronograma ou estimativa de custo foram anunciados.

Falando em sua chegada à sede do Conselho Europeu, o presidente francês Emmanuel Macron disse que os três países vão trabalhar na intensificação de suas interconexões elétricas. Macron disse que o projeto também pode adicionar interconexões de eletricidade.

Espanha e Portugal estavam pressionando pela conexão do gasoduto Midcat através das montanhas dos Pireneus com promessas de que seria usado para hidrogênio verde no futuro. 

Mas a França se opôs a esse plano dizendo que era muito caro, levaria muito tempo para ser construído e não era a solução para os problemas energéticos da Europa.

Sánchez e Macron disseram que os três líderes se reunirão novamente nos dias 8 e 9 de dezembro em Alicante, na Espanha, para finalizar o projeto, que terá direito a financiamento europeu.

LEIA TAMBÉM: >> Reserva da Mata Atlântica transforma áreas há 18 anos