Economia

Gestão de pequenas e médias empresas: estratégias de sustentabilidade

Empresários e gestores deste seguimento precisam buscar capacitação constante para aprender e aplicar as melhores práticas empresariais

Foto: Freepik

*Artigo escrito por Rodrigo Bausen, contador, head comercial na BoldTSofT Sistemas, especialista em soluções de gestão para pequenas e médias empresas e membro do IBEF Academy.

As pequenas e médias empresas (PMEs) desempenham um papel fundamental na economia brasileira. São elas que impulsionam a inovação, geram empregos e contribuem para o crescimento econômico do país. 

No entanto, gerir uma PME pode ser um desafio, especialmente quando há recursos limitados, concorrência acirrada, constantes mudanças no ambiente de negócios, complexidade tributária e escassez de mão de obra qualificada.

Conforme dados apresentados pelo IBGE,  no final de 2021, menos de 40% das empresas no Brasil conseguiram sobreviver após cinco anos de existência. 

Os principais fatores que contribuíram para o fechamento dos negócios são relacionados a gestão, seja de recursos ou de pessoas. 

As empresas que encerraram suas atividades alegaram, em geral, dificuldades para elaborar um plano de negócios efetivo, falta de capacitação para gerenciar recursos financeiros, dificuldades para gerir pessoas e formar times eficientes e dificuldades para se adaptar às mudanças de seu mercado.

Os gargalos apresentados pelas PMES que não sobreviveram, apontam que cerca de 42% não buscaram nenhum tipo de capacitação empresarial. 

Isso é extremamente nocivo para quem busca empreender e evoluir no mundo dos negócios, sobretudo quando se avalia o quão dinâmico é o mercado nos dias atuais.

Gerir uma PME e fazer com que ela cresça de forma sustentável é, sem dúvidas, desafiador. 

Os empresários e gestores deste seguimento precisam buscar capacitação constante para aprender e aplicar as melhores práticas empresariais.

Nesse contexto, é possível enumerar algumas práticas e estratégias fundamentais para a gestão eficaz de pequenas e médias empresas:

1. Elaboração de um plano de negócios: o plano de negócios é a base para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. As PMEs devem definir uma visão clara sobre seus objetivos e estabelecer metas realistas para nortear suas operações. 

Isso inclui identificar o público-alvo, definir estratégias de marketing e vendas, analisar a concorrência e desenvolver um plano de acompanhamento para atingir os objetivos propostos.

2. Gestão de pessoas: o sucesso de um empreendimento depende de pessoas. É importante contratar as pessoas certas, com as habilidades e experiência adequadas, mas também investir em capacitação constante dos colaboradores. 

A gestão dessas pessoas precisa ser voltada a eficiência, ou seja, fazer mais com menos. Manter somente colaboradores que realmente são necessários e que estejam engajados e alinhados com cultura do negócio.

3. Gestão financeira: a gestão financeira é fundamental para um negócio crescer de forma sustentável. 

É essencial registrar de forma precisa todo o movimento financeiro do negócio, monitorar de perto receitas e despesas, gerenciar o fluxo de caixa, alocar de forma eficiente os recursos e buscar fontes adequadas de crédito, quando necessário. 

Além disso, o sistema de cobranças da empresa deve ser eficaz, para assim evitar perdas que podem comprometer a saúde financeira do negócio.

4. Marketing e vendas: as PMEs devem dar um enfoque especial a estas áreas, mesmo com recursos limitados. Visto que é a partir delas que a empresa obterá receitas, clientes e, assim, consolidará sua marca ou produto no mercado. 

É indispensável a utilização da tecnologia como braço de apoio, seja através das redes sociais, criação de conteúdo ou criação de campanhas de marketing direcionadas. 

Além disso, é crucial entender as necessidades dos clientes e, assim, entregar um produto ou serviço que atenda às suas expectativas.

5. Adaptação e inovação: as PMEs precisam estar constantemente atentas às mudanças no mercado e adaptar-se rapidamente a elas. Inovar é um fator-chave para se destacar da concorrência. 

Isso envolve a busca de novas ideias e soluções, o desenvolvimento de produtos ou serviços diferenciados e a adoção de novas tecnologias que possam melhorar a eficiência e a produtividade. 

As PMEs também devem ser ágeis e flexíveis para se adaptar às demandas do mercado e às mudanças nas preferências dos clientes.

Portanto, não importa em qual fase sua PME se encontre, faça o básico bem feito. 

Construa um plano de negócios, estabeleça estratégias e objetivos, gerencie os recursos e pessoas, busque por soluções que ajudarão a alavancar as vendas e escalar o negócio, se adapte às mudanças, inove sempre e, por fim, prestigie o crescimento saudável de seu empreendimento.