Tomou posse nesta quinta-feira (12) o ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas como o novo diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Na mesma ocasião foi empossado também o funcionário de carreira do banco Everaldo Colodetti, que será o coordenador do Núcleo do Programa de Empreendedores do Microcrédito.
A cerimônia de transmissão dos cargos reuniu colaboradores da instituição, autoridades, representantes do acionista majoritário do banco (Governo do Estado do Espírito Santo) e representantes de outros poderes. O governador Paulo Hartung destacou o papel do Bandes no desenvolvimento capixaba e a expectativa para nova gestão do banco.
“Com este ato estamos praticamente compondo nossa equipe de desenvolvimento econômico do Estado. A tarefa agora é sacudir a área do desenvolvimento pensando o que podemos fazer pelo nosso Estado. É outro tempo, outra hora, outra missão. Temos que promover o desenvolvimento não para meia dúzia de capixabas, mas para chegar principalmente aos espaços dos deserdados, dos que não tiveram oportunidades. Queremos que o Espírito Santo apareça no mapa do Brasil como uma luz a iluminar os caminhos do nosso País”, destacou Hartung.
Luiz Paulo destacou que está muito motivado com a nova função e consciente da atual conjuntura econômica. Para o diretor-presidente do Bandes, há a necessidade de se reinventar a instituição. “Precisamos aproveitar as oportunidades nos momentos de crise. O Bandes possui um corpo funcional preparado para este novo desafio. Nos últimos anos foi consolidado no banco o trabalho com operações de pequeno porte. Nosso objetivo é trazer novos métodos e modelos diferentes para a instituição, investindo na economia verde e na criatividade para viabilizar soluções de desenvolvimento”, destacou o presidente.
Já Everaldo Colodetti participou diretamente na implantação do Programa NossoCrédito em todos os municípios do Estado. Também foi responsável pela reformulação da área comercial do Bandes. Apesar de ser diretor de crédito e fomento, ele estava licenciado para ocupar o cargo de secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da Serra.