Após a apresentação do orçamento global previsto para o próximo ano – da ordem de R$ 16,19 bilhões – na Assembleia Legislativa, o secretário estadual de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, garantiu nesta quarta-feira (05) que o Estado possui recursos garantidos para finalizar obras que já estão sendo realizadas e iniciar outras previstas em 2017.
“Conseguimos recursos junto ao Banco Mundial, BNDES e Caixa Econômica Federal para garantir a continuidade dos projetos iniciados este ano, bem como os pautados para execução no ano que vem”, frisou o secretário.
Entre as obras que terão continuidade em 2017 estão a de construção da Rodovia Leste-Oeste, que liga os municípios de Cariacica e Vila Velha, e a duplicação da Rodovia entre Cachoeiro de Itapemirim e Alegre.
Para Regis, “as vias irão criar e reforças dois importantes eixos de desenvolvimento do Estado, interligando empresas e terminais de distribuição industrial”.
Já as obras que serão iniciadas no próximo ano, o secretário citou o Portal do Príncipe, o Hospital Geral de Cariacica e a retomada do Cais das Artes, em Vitória, que foi paralisada e teve seu contrato de execução reincidido. Projetos como o da 4ª ponte e do sistema aquaviário não estão em pauta no Governo para 2017.
“Além do desenvolvimento que trazem ao Espírito Santo, as obras ajudam a gerar e manter empregos no setor mais prejudicado com a crise, não só no Estado como em todo o Brasil: o da Construção Civil. Por isso, é fundamental movimentar o setor e minimizar o desemprego dessa mão de obra tão especializada”, finalizou Regis.