Economia

Governo lança edital para restauração do Radium Hotel em Guarapari

Investimento de R$ 23,7 milhões e objetivo é selecionar Organização da Sociedade Civil para a execução do projeto

Radium Hotel vai se transformar um centro de formação voltado para as áreas de turismo e saúde em Guarapari. Crédito: Divulgação
Radium Hotel vai se transformar um centro de formação voltado para as áreas de turismo e saúde em Guarapari. Crédito: Divulgação

O icônico Radium Hotel, de Guarapari, está mais perto de ganhar sua esperada e prometida revitalização. O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (16), o Edital de Chamamento Público para a reforma do prédio. Com investimento de R$ 23,7 milhões, o edital tem como objetivo selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para a execução do projeto.

As etapas do processo incluem o envio de propostas pelas OSCs até o dia 17 de fevereiro. A previsão de conclusão das obras é de 360 dias após a assinatura do Acordo de Colaboração, programada para o próximo dia 15 de abril.

O lançamento do edital aconteceu no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.

“Estamos investindo para transformar o prédio em uma escola do turismo. É uma conquista extraordinária que vai ajudar a qualificar o setor, trazendo mais oportunidades para os capixabas. Até o fim do mês, vamos inaugurar a implantação da rodovia que liga a Rodovia do Sol até a BR-101 em Amarelos. Já fizemos a pavimentação da entrada de Setiba e estamos fazendo a ligação da Praia do Riacho até o Contorno de Guarapari”, disse Casagrande.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância do projeto de restauro e revitalização do Radium Hotel.

“Estamos iniciando o processo de restauro e revitalização de um dos patrimônios mais emblemáticos de Guarapari. Essa iniciativa não é apenas sobre recuperar um edifício, mas sobre resgatar a história, valorizar nossa cultura e entregar à sociedade capixaba um espaço revitalizado que promoverá o turismo, a economia e o orgulho local”.

O Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac vai operar o Radium Hotel e oferecer cursos profissionalizantes nas áreas de gastronomia, turismo, saúde e inovação. Além disso, o local será um espaço de acolhimento aos moradores de Guarapari e aos turistas.

“O Radium Hotel é um marco na história de Guarapari, e estamos honrados em contribuir para sua repaginação. Com o apoio do governo do Estado, transformaremos o local em um símbolo de inovação e desenvolvimento para a cidade, integrando os esforços do Sesc-ES, com atividades culturais, e do Senac-ES, com as capacitações, para atender às necessidades da população e do mercado local”, disse o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro.

Radium Hotel
O Radium teve sua construção iniciada em 1947, inauguração em 1953 e funcionou até 1964. A atividades foram interrompidas com a proibição dos jogos de azar no Brasil. Três anos depois, o hotel voltou a operar. Em 1992 as atividades foram interrompidas definitivamente por causa da deterioração física.

O hotel possui uma área construída de 2.206,51 m² e uma área externa de 1.381,58 m². O espaço, que era um dos mais luxuosos hotéis do país. Originalmente foi planejado como uma Escola Naval, mas foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional.

Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o Radium tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de Guarapari. Atualmente é reconhecido como patrimônio histórico de grande importância para a cidade.