Economia

Graça Foster faz visita surpresa ao Estado e evita contato com a imprensa

A presidente da Petrobras, Graça Foster, esteve no Espírito Santo nesta segunda-feira (5) para lançar o programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef) na Unidade de Operações de Exploração e Produção da companhia no Estado. A visita surpresa da chefe da estatal só foi divulgada após o término do evento talvez para que ela não fosse questionada por jornalistas sobre a abertura da CPI para investigar a suposta irregularidade na compra da refinaria de Pasadena. 

A cerimônia foi realizada no edifício da Petrobras, em Vitória, com a presença do diretor de Exploração e Produção, José Formigli, das gerentes executivas de Exploração e Produção, Solange Guedes e Cristina Pinho, e do gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Espírito Santo (UO-ES), José Luiz Marcusso.

Antes da cerimônia, a presidente Graça Foster, o diretor Formigli e os executivos da Petrobras estiveram no navio PLSV (Pipe laying support vessel) Seven Phoenix, que realiza a instalação do gasoduto da P-58. Esse tipo de embarcação é responsável pelo lançamento e recolhimento de linhas ao mar e conecta as plataformas aos sistemas de produção.

Durante sua apresentação, Graça Foster lembrou os resultados já obtidos com o Proef nas unidades onde o programa é desenvolvido desde 2012. “Na Unidade de Operações da Bacia de Campos (UO-BC), tivemos um ganho de 25 mil barris por dia (bpd) em 2012 e de 21 mil bpd em 2013. A eficiência operacional naquela unidade subiu de 71,7% em 2012 para 75,4% em 2013. E agora em 2014 acabamos de fechar o mês de abril com uma eficiência operacional no patamar de 80%. Na Unidade de Operações do Rio de Janeiro (UO-Rio), o Proef já acrescentou 42 mil barris à produção diária do ano passado, com elevação da eficiência operacional daquela unidade para 92,4% em 2013, tendo atingido 96% em abril deste ano”, destacou a presidente.

Ao falar do programa, o diretor de E&P, José Formigli, ressaltou que a área do Espírito Santo é extremamente importante para elevação da curva de produção da Petrobras: “Neste terceiro momento do Proef, é hora de olhar para a UO-ES, preservando a sua eficiência”. 

Proef
O Proef é um programa estruturante de apoio ao Plano de Negócios e Gestão da Petrobras e foi elaborado inicialmente para alinhar ações voltadas para a recuperação da eficiência operacional dos sistemas de produção da Unidade de Operações da Bacia de Campos (UO-BC). Em novembro de 2012, a companhia ampliou o programa para a Unidade de Operações Rio de Janeiro (UO-Rio). 

Na UO-ES, o objetivo é de manter elevada a eficiência operacional dos sistemas de produção gerenciados pela unidade, através de ações estruturantes específicas e metas a serem definidas para cada sistema de produção.

A Unidade de Operações de Exploração e Produção do Espírito Santo (UO-ES) gerencia atualmente 13 concessões marítimas e 49 concessões terrestres. E a produção tem crescido a um ritmo veloz. No último sábado, a produção diária de petróleo, condensado e líquido de gás natural (LGN) da companhia no Espírito Santo bateu recorde, com o volume de 348,4 mil barris. Esse recorde foi alcançado a partir da entrada em operação da plataforma P-58 em 17 de março, hoje produzindo cerca de 50 mil barris por dia de petróleo no pré-sal do Parque das Baleias.

Também contribuíram decisivamente para esse recorde a entrada em produção dos poços terrestres de Inhambu-37 e Inhambu-41, que levaram a produção terrestre do Espírito Santo a cerca de 16 mil barris por dia, e os bons resultados de eficiência operacional obtidos por todos os sistemas de produção da Unidade de Exploração e Produção do Espírito Santo.

Ao todo, a unidade opera seis navios-plataforma, uma plataforma fixa, oito estações terrestres de tratamento de óleo e duas unidades de tratamento de gás.