Economia

Granito na decoração: as melhores formas de ousar nos ambientes

Especialista lista dicas para a aplicação da rocha

Para quem está construindo ou reformando, apostar no granito pode ser um bom investimento. A rocha possui propriedades que fazem dela um material resistente, durável e prático, ideal para qualquer tipo de ambiente. Mesmo assim, muitas pessoas não conhecem as diferentes formas de aplicação da pedra. Renata Malenza, diretora de marketing do Grupo Corcovado Brasigran, lista as algumas formas de utilização e explica os motivos para apostar no material na decoração do ambiente.   

Piso interno: a variedade de cores em que as rochas são encontradas permite que ela seja um complemento na decoração. A diretora de marketing da Brasigran, Renata Malenza, dá a dica: “optar por granitos de cores mais claras pode deixar o ambiente mais leve e harmonioso”. Outra vantagem da pedra no piso é a facilidade na limpeza: “Se a pedra for polida, basta um pano umedecido”, explica Renata. 

Piso externo: a resistência do granito faz dele o material certo para áreas externas, mas cuidado com o tipo de polimento que a rocha recebe. Em áreas sem cobertura ou de piscina a melhor opção é o granito com acabamento escovado ou flameado. “Estes proporcionam um piso antiderrapante e, portanto, mais seguro”, afirma Renata.

Parede interna: por ser um material pesado, geralmente o granito é utilizado em paredes internas para complementar a decoração. Em lavabos, por exemplo, a pedra é muito usada para compor o ambiente com barras na parede.

Parede externa: a rocha é extremamente resistente a ação do tempo, e por isso o granito é muito utilizado em fachadas de prédios, por exemplo. Porém, por ser um material pesado, a pedra requer cuidados na sua instalação.

Bancadas: seja para cozinha, varanda ou banheiro, as bancadas de granito estão em alta, já que oferecem praticidade, ampla variedade de cores e design e tipos de acabamento. “As peças de granito polido são as mais indicadas”, sugere Renata.