De acordo com o município, a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), o Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarapari, estão em parceria para que a cidade volte a contar com uma Agência do Trabalho. O objetivo, além de preencher as vagas no mercado com mão de obra local, é oferecer cursos de capacitação. A data de abertura e o local exato de funcionamento não foram divulgados.
Segundo a divulgação, feita pelo município na última terça-feira (30), três reuniões já foram realizadas e a próxima deve acontecer ainda no início deste mês com o intuito de formalizar p convênio. Local, mobiliário e funcionários estão sendo viabilizados para o processo de instalação da agência. “Nossa intenção é instalar a Agência do Trabalho em um local de fácil acesso, na região central da cidade. Queremos que as empresas que já estão instaladas em Guarapari e as novas, que ainda estão por vir, contratem moradores daqui, isso gera melhoria na qualidade de vida da população”, explicou a secretária de Trabalho Assistência e Cidadania (Setac), Shirley Pereira.
Para o superintendente da CDL de Guarapari, Agnaldo Ferreira Junior, trabalhadores e empregadores ganham. “Nós estamos buscando o retorno da Agência do Trabalhador, uma vez que, ela não só dá o suporte para quem está em busca do emprego, mas também serve de referência para o preenchimento das vagas nas empresas. A agência vai trabalhar com a capacitação de mão de obra, valorizando assim o profissional e os serviços prestados por ele, junto a empresa que irá contratá-lo”.
Oportunidades
A Prefeitura de Guarapari acredita que com as obras de infraestrutura, desburocratização para emissão de alvarás, além da análise simplificada de projetos, a cidade vem alcançando resultados positivos na atração de empresas. “No início da gestão, nós buscamos formas de conquistar o interesse de novas empresas no mercado de Guarapari e de possibilitar o crescimento dos empreendimentos já existentes na cidade. Agora nós estamos trabalhando para trazer a Agência do Trabalho, que vai ofertar as vagas dessas empresas e oferecer cursos de capacitação. Isso é geração de emprego e renda para os moradores da cidade”, finalizou o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães.
* Com informações da Prefeitura de Guarapari